Poupatempo instala totens de autoatendimento nos CICs do estado

Parceria com a Secretaria da Justiça possibilitará aos usuários o acesso a 96 opções de serviços eletrônicos oferecidos pelo Poupatempo

qua, 02/02/2022 - 10h32 | Do Portal do Governo

Com o avanço da digitalização, o Poupatempo ampliou e aprimorou a oferta de serviços nos canais digitais. Além do portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital, os totens têm um papel importante para os usuários, que economizam tempo, concluindo suas solicitações diretamente pelo equipamento, sem precisar passar pelo atendimento presencial.

No intuito de promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida das pessoas, estimulando a integração e a inclusão social, o Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, já disponibiliza equipamentos em 18 unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa vinculado à pasta.

Atualmente, 96 serviços podem ser acessados pelos totens do Poupatempo. Entre os mais procurados estão os do Instituto de Identificação (IIRGD), como segunda via do RG e Atestado de Antecedentes Criminais, os do Detran.SP, como renovação, segunda via de CNH e substituição da permissão para dirigir, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procon, Secretaria da Fazenda, da Educação, Desenvolvimento Econômico, e de diversas prefeituras.

As taxas podem ser pagas com o cartão de débito bancário, no momento da solicitação. No caso do RG e da CNH, o cidadão tem a opção de receber os documentos em casa, pelos Correios.

Além de unidades dos CICs, os totens estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, postos do Descomplica SP, Ciretrans (unidades de atendimento do Detran.SP) e nos postos do Poupatempo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

“Parcerias, como a realizada entre o Poupatempo e a Secretaria da Justiça, com a instalação de totens nos CICs, são fundamentais para garantir que os serviços digitais cheguem para todos, de forma acessível e sem privilégios, garantindo o direito do cidadão de ter sua demanda atendida de forma rápida e segura, sem burocracia”, afirma o diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo.

Atualmente, 530 equipamentos estão em funcionamento em 300 localidades em todas as regiões do Estado de São Paulo. Só em 2021, mais de 450 mil atendimentos foram realizados nos totens. Desde a implantação dos primeiros totens, há quatro anos, já são mais de 760 mil serviços concluídos.

Para informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção “Locais de Atendimento”.

Assim como o portal e aplicativo, os totens também permitem o agendamento de data e horário, obrigatório para quem precisa passar pelo atendimento presencial em alguma unidade do Poupatempo. Mas antes de agendar, vale conferir se o serviço que deseja está disponível entre as quase 190 opções oferecidas pelos canais digitais do programa.