Poupatempo instala totem de autoatendimento no Descomplica Butantã

Equipamento permite solicitar segunda via de RG e CNH, além de agendamento de serviços prestados pelo programa

ter, 20/08/2019 - 12h25 | Do Portal do Governo

Para levar serviços públicos à população da zona oeste da capital, o programa Poupatempo implantou um totem de autoatendimento no Descomplica Butantã, novo posto da Prefeitura de São Paulo, inaugurado nesta terça-feira (20).

Localizado à rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201, o Descomplica SP é um programa da Prefeitura que oferece mais de 350 serviços municipais, além de contar com parceiros de outras esferas de Governo. As unidades dispõem também do Descomplica SP Digital, onde podem ser realizados serviços disponibilizados em meio eletrônico. O horário de funcionamento da nova unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na capital paulista, três unidades do Descomplica SP estão equipadas com totens do Poupatempo: São Miguel Paulista, Campo Limpo e Santana. Além de ampliar o alcance e a oferta de horário da rede de atendimento, a presença dos totens facilita o acesso dos cidadãos aos serviços públicos oferecidos pelo Estado.

Pelo autoatendimento é possível solicitar segunda via de RG e CNH, CNH definitiva, certidões de CNH, emitir Atestado de Antecedentes Criminais, pesquisar débitos e restrições de veículos. Os totens também permitem a realização de agendamento por dia e horário para serviços prestados nas unidades do Poupatempo. As taxas de emissão de documentos podem ser pagas no autoatendimento com o cartão de débito bancário.

É possível também agendar horário para qualquer uma das 72 unidades fixas do programa ou solicitar alguns tipos de documentos sem necessidade de ir pessoalmente aos postos. Desde que começaram a ser instalados, em outubro de 2016, os totens já prestaram cerca de 760 mil serviços, com média de quase 40 mil ao mês.

De acordo com o Superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, o investimento em novas tecnologias permite que o cidadão tenha mais autonomia na hora de resolver questões relacionadas aos seus documentos.

“Além de ampliar o alcance e a oferta de horário na rede de atendimento, a presença dos totens facilita o acesso dos cidadãos aos serviços públicos oferecidos pelo Estado”, afirma.

Atualmente existem 114 totens em diferentes locais do Estado de São Paulo. Desse total, 81 estão em postos Poupatempo e os outros 33 em locais externos como shoppings, supermercados, estações do metrô e CPTM.