Poupatempo faz mutirão de RG e CPF para rematrícula de alunos da rede estadual

Ação em parceria com a Secretaria da Educação vai beneficiar quase 20 mil alunos de 17 escolas do Estado de SP

qua, 11/09/2019 - 16h36 | Do Portal do Governo

O Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Educação, realiza entre esta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), o primeiro mutirão de rematrícula escolar e emissão do novo Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para alunos da rede estadual de ensino. Com a identificação em mãos, pais, responsáveis e alunos terão mais facilidade no momento de fazer a rematrícula para o ano letivo de 2020.

A ação faz parte de um projeto piloto, que acontecerá de forma simultânea, em 17 escolas do Estado de São Paulo e tem como público alvo cerca de 20 mil alunos dos municípios de Bauru, São José do Rio Preto, Campinas, Guarulhos, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e a Capital paulista. As unidades escolares foram selecionadas pela Secretaria da Educação com base na quantidade de alunos matriculados sem documentos de identificação.

Para facilitar o cadastro dos estudantes, o posto móvel do Poupatempo estará na escola Parque Jardim Helena, na Avenida Kumaki Aoki, 1.390, no Jardim Helena, zona leste de São Paulo. O atendimento será das 9h às 16h, aberto a toda população. Nas demais instituições participantes do mutirão o atendimento será prioritário para estudantes. O serviço nas escolas acontecerá das 8h às 17h e contará com a presença de colaboradores do Poupatempo para realizar a coleta das digitais e a conferência dos documentos dos alunos.

Importante ressaltar que os estudantes das outras instituições do Estado também poderão solicitar serviços do Poupatempo. Basta agendar dia e horário e comparecer à unidade desejada.

“O mutirão é uma ferramenta importante de inclusão e cidadania para crianças e adolescentes em período escolar que não possuem RG e CPF. Ter acesso a documentos pessoais é um direito de todo cidadão”, afirma o Presidente da Prodesp, empresa que gerencia o Poupatempo, André Arruda.

Emitida pelo Instituto de Identificação (IIRGD), órgão da Polícia Civil, a carteira de identidade é um dos principais documentos do cidadão e agora, com o novo RG, é possível incluir diversos dados como o Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, CPF e indicativos de pessoas com deficiência.

Para Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, o novo modelo de RG chegou para facilitar a vida de pais e alunos. “É um avanço poder reunir em documento único dados de vários documentos para comprovar a identidade. Estima-se que, em todo o Estado, aproximadamente 50% dos alunos matriculados não tenham RG e CPF”, explica Neto.

O Superintendente reforça ainda que o documento é mais seguro. “O novo modelo do RG vai ajudar os pais na hora de comprovar a identidade das crianças, pois além de foto também conta impressão digital”.

Os alunos menores de 16 anos poderão fazer a emissão dos documentos sem a presença dos pais. Para isso, basta o responsável preencher o formulário de autorização disponível no site do Poupatempo. A relação dos documentos necessários para solicitar RG e CPF também pode ser consultada no portal do programa.

A rematrícula para o próximo ano letivo poderá ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP. Desenvolvido pela Prodesp, o app permite que os pais tenham acesso ao boletim escolar, com informações sobre as notas e faltas do estudante, além do horário das aulas.

Confira a relação das escolas:

Município

Escola

alunos sem CPF

alunos sem RG

São Paulo/Santo Amaro

Washington Alves Natel

1.848

771

Guarulhos

Hugo de Aguiar

1.832

1.612

Campinas

Jardim Marisa

1.495

1.269

São Bernardo Do Campo

Domingos Peixoto da Silva Professor

1.465

993

São Paulo/Sé

Seminário Nossa Senhora da Glória

1.389

1.124

Sorocaba

Guiomar Camolesi Souza Professora

1.330

1.125

Mogi Das Cruzes

Vânia Aparecida Cassara Professora

989

917

São Paulo/Itaquera

Cândida Rita da Silva Paulo

916

811

São José dos Campos

Geraldina Coelho Monteiro Professora

817

662

São Carlos

Marivaldo Carlos Degan Professor

780

686

Ribeirão Preto

Domingos João Baptista Spinelli Professor Doutor

762

633

Santos

Zulmira Campos Professora

742

693

Bauru

Mercedes Paz Bueno Professora

681

519

Presidente Prudente

Mirella Pesce Desidere Professora

468

421

São José do Rio Preto

Noêmia Bueno do Valle Professora

396

313

Taubaté

Cesar Costa Deputado

257

148

São Paulo/Móvel

Parque Jardim Helena

106

75