Poupatempo faz 1,3 milhão de atendimentos de CNH nos primeiros meses do ano

Durantes os mutirões, que acontecem nos dois últimos sábados de cada mês, foram solicitados quase 40 mil documentos

qui, 02/03/2023 - 9h53 | Do Portal do Governo

O Poupatempo já registra 1,3 milhão de atendimentos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. O serviço pode ser realizado pelos canais digitais, onde foram feitas mais da metade das solicitações, cerca de 670 mil, e nas unidades físicas do programa, especialmente quando há necessidade de alteração de dados, onde foram contabilizados 630 mil pedidos do documento.  

Por meio dos mutirões que o Poupatempo realiza em parceria com o Detran.SP sempre nos dois últimos finais de semana de cada mês, quase 40 mil atendimentos de CNH foram concluídos. Os serviços presenciais devem ser agendados antecipadamente e de forma gratuita nos canais eletrônicos do Poupatempo. 

Os mutirões acontecem para atender a demanda de CNHs vencidas em 2022, que tiveram o prazo de renovação estendido por meio de deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e as com vencimento em 2023, já que este ano voltou a valer o cronograma habitual de renovação, conforme consta em cada documento.  

O prazo máximo para regularização das CNHs vencidas entre julho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano, conforme o cronograma abaixo: 

 Mês/Ano de Vencimento 

Prazo Máximo 

Julho/2022 

Março/2023 

Março/2023 

Agosto/2022 

Abril/2023 

Abril/2023 

Setembro/2022 

Maio/2023 

Maio/2023 

Outubro/2022 

Junho/2023 

Junho/2023 

Novembro/2022 

Julho/2023 

Julho/2023 

Dezembro/2022 

Agosto/2023 

Agosto/2023 

Canais digitais do Poupatempo 

Pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974, os cidadãos podem acessar os cerca de 260 serviços eletrônicos oferecidos pelo programa. Entre eles, estão a renovação de CNH, licenciamento digital, pesquisa de débitos de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, por exemplo. 

O agendamento, obrigatório para o atendimento presencial, é também deve ser feito pelos canais eletrônicos oficiais do programa, de forma gratuita. 

Renovação simplificada da CNH 

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH. 

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada. 

Passo a passo 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. 

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado. 

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo.