Poupatempo de São Bernardo oferece cadastro para programas sociais da Prefeitura

Para solicitar o serviço, é necessário agendamento prévio pelos canais eletrônicos; por dia serão oferecidas 140 vagas para o atendimento

qui, 12/08/2021 - 12h03 | Do Portal do Governo

Desde a última quarta-feira (11), o Poupatempo de São Bernardo do Campo passa a realizar atendimentos para o Cadastro Único de cidadãos, destinado às famílias de baixa renda que desejam usufruir de programas sociais. Para solicitar o serviço, é necessário agendamento prévio pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, totens de atendimento e pelo site da Prefeitura. Por dia serão oferecidas 140 vagas para atendimento presencial.

O Cadastro Único é uma ferramenta que coleta dados para uma base informatizada do Governo Federal, identificando a população de baixa renda e selecionando os cidadãos para receberem o apoio assistencial de programas como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Aposentadoria Para Pessoas de Baixa Renda, entre outros. O serviço estava em fase de adequação e testes na unidade, com atendimento espontâneo, desde maio deste ano e já atendeu cerca de 3,6 mil cidadãos.

“O Poupatempo de São Bernardo do Campo é um dos postos mais antigos e oferece serviços de vários órgãos, incluindo os da prefeitura. Agora com o Cadastro Único, o posto também passa a ser uma opção, neste momento de pandemia, para famílias que necessitam de assistência, mas não possuem acesso à internet”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado, que administra o Poupatempo.

Com a pandemia da Covid-19, a Prefeitura realizava o serviço de maneira online, através de um canal de atendimento exclusivo. Agora, por meio da parceria entre o programa de atendimento do Governo de São Paulo e o município, o cidadão contará com a opção de atendimento presencial no Poupatempo de São Bernardo do Campo, para facilitar o cadastro dos cidadãos que não possuem acesso à internet.

Mais informações sobre o programa municipal, basta acessar o Guia de serviços da Prefeitura – https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/214781/mostrar