Postos do Poupatempo na capital ampliam atendimento de provas teóricas do Detran.SP

Processo para tirar habilitação foi prorrogado até o fim do mês de dezembro nas unidades de Itaquera, Santo Amaro e Sé

seg, 07/12/2020 - 8h28 | Do Portal do Governo

Os postos Poupatempo de Itaquera, Santo Amaro e Sé, na capital, prorrogaram o horário de funcionamento até o fim do ano para quem precisa realizar a prova teórica do Detran.SP e dar continuidade ao processo de habilitação. Para ser atendido, é obrigatório o agendamento, por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

A ação possibilita a criação de novas turmas, seguindo protocolos sanitários que garantam a segurança dos cidadãos. “Com uma hora a mais de atendimento durante a semana, até 20h, e também no período da tarde aos sábados, até às 17h, o Poupatempo aumenta em 25% a capacidade de realização das provas teóricas. Isso possibilita a oferta de mais 915 vagas por semana só nas unidades que participam da ação”, explica Murilo Macedo, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo que administra o programa Poupatempo em todo o Estado.

Desde a reabertura gradual dos postos do Poupatempo, que teve início em agosto, o programa segue as diretrizes do Plano São Paulo para garantir a retomada consciente dos atendimentos presenciais. Nas salas, onde as provas teóricas são aplicadas, há oferta de álcool em gel, distanciamento entre os alunos, e a higienização do ambiente é realizada a cada troca de turma.

Além disso, é feito controle de acesso na entrada de todos os postos, medição de temperatura, marcação no solo e nos bancos para o distanciamento social entre os usuários e ainda a instalação de acrílico nas mesas de atendimento, como barreira de separação entre atendentes e usuários.

A ampliação de horário possibilita que mais de 4,5 mil vagas para as provas teóricas sejam oferecidas semanalmente só nas três unidades – Itaquera, Santo Amaro e Sé. Desde 26 de outubro, quando a ação teve início, cerca de 23 mil provas já foram aplicadas nos postos participantes.

O presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, explica que mesmo com a suspensão temporária dos atendimentos presenciais, o Governo de São Paulo não mediu esforços para manter os serviços relacionados ao processo de habilitação.

“Gradualmente, em parceria com os Centros de Formação de Condutores (CFC’s), foram retomadas as aulas práticas e teóricas, os exames de direção em ambiente externo e a aplicação de provas teóricas, que foram implantadas presencialmente nos postos do Poupatempo no mês de setembro”.

Unidades do Poupatempo com horário estendido para aplicação de provas teóricas do Detran.SP: 

Poupatempo da Sé: Praça do Carmo, s/n – Sé.

Poupatempo de Itaquera: Avenida do Contorno, 60 – Itaquera.

Poupatempo de Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 229, 2º andar,  Mais Shopping – Santo Amaro.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 17h.