Porto de São Sebastião realiza simulado para emergências

Em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo, exercício nesta quinta-feira (21) prevê ações de resgate e atendimento a vítimas no mar

qua, 20/02/2019 - 18h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Treinamento de resgate a vítimas no mar será realizado em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar)

A Companhia Docas de São Sebastião realiza nesta quinta-feira ontem (21), das 9h às 13h, treinamento de resgate a vítimas no mar. O exercício será realizado em parceria com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Os agentes receberão instruções teóricas sobre legislação náutica e relacionamento com o público embarcado, segurança de navegação, equipamentos de salvatagem e primeiros socorros.

A parte prática envolve ações sobre navegação costeira, pranchamento de vítima embarcada e em local de risco, entrada e saída da embarcação, o chamado “homem ao mar” e procedimentos com equipamentos de proteção individuais.

Gestão Ambiental

A Companhia Docas de São Sebastião vem mantendo seu compromisso de melhoria contínua na gestão ambiental, com investimento de R$ 1 milhão em programas que garantem sua classificação entre os três melhores portos do país, conforme o Índice de Qualidade de Gestão Ambiental em Portos Organizados (IQGAPO).

Em 2018, o Porto de São Sebastião renovou a certificação da Norma ISO 14.001/2004, conquistada em 2015, quando se tornou o primeiro porto público do país a ter o selo internacional, com validade até março de 2021.

A adesão à certificação ISO 14.001 comprova o desempenho da gestão ambiental da Companhia, por meio do controle dos aspectos e impactos ambientais relacionados às atividades desenvolvidas.

Estratégico

O Porto de São Sebastião, localizado no litoral Norte do Estado de São Paulo, é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião desde 2007. Com seu potencial para escoamento das cargas produzidas ou importadas, é fundamental para o desenvolvimento do Vale do Paraíba e região de Campinas.

Sua localização privilegiada, com duplos acessos aquaviários, e a capacidade de operar cargas de alto valor agregado são diferenciais do porto.