Portal do Governo de SP bate recorde de acessos desde sua criação

Site de notícias e serviços do Estado se mantém como endereço de serviço público mais acessado do Brasil

ter, 13/07/2021 - 18h32 | Do Portal do Governo

Desde que foi lançado, há duas décadas, o site do Governo Estadual de São Paulo vem aumentando gradativamente sua visibilidade e alcance no universo digital perante o público. Este ano, porém, o portal sãopaulo.sp.gov.br vem batendo recordes de acessos graças aos importantes serviços prestados à população em tempos de pandemia.

De acordo com a ferramenta Analytics, do Google, o volume de usuários atingiu o pico histórico (desde o início das medições, em 2009) neste mês de junho de 2021, com 9.839.957 pessoas. Antes disso, o pico de usuários tinha ocorrido em março passado, com 8.826.259 usuários.

Segundo mostra a plataforma SEMrush, o site do Governo de São Paulo segue pelo terceiro mês consecutivo como o endereço de serviço público mais acessado do Brasil, na sexta posição, com 735,6 milhões de visitas no mês maio de 2021 – em março este número chegou a 780 milhões. No top 50 estão os respectivos sites do Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará e Pernambuco – esse pela primeira vez na lista, com 44,2 milhões de acessos.

O relatório dos 100 sites mais acessados da SEMrush mostra que o portal do Governo do Estado de São Paulo permanece à frente do site de entretenimento adulto XVideos, com 600 milhões de acessos, da versão brasileira do Google, com 564,4 milhões, e do Mercado Livre, com 559 milhões.

O portal paulista fica atrás apenas de gigantes da internet, como a versão em inglês do Google, com 3,8 bilhões de acessos, e portais de comunicação como Globo (1,3 bi) e UOL (963,7 milhões) e redes como o Facebook (878,5 milhões) e YouTube (861,5 milhões).

Principal fonte de informação governamental no Brasil, o site do Estado de SP trabalha diariamente para informar a população sobre o combate à pandemia do novo coronavírus e oferecer centenas de serviços que podem ser feitos de forma online, garantindo o distanciamento social.

Fazem parte desse cardápio serviços online como o pré-cadastro para a vacinação, a publicação de todos os dados relacionados à pandemia, como o Vacinômetro – o placar da vacinação do estado -, as regras do Plano São Paulo de funcionamento de comércios e serviços, entre outros.