Portal do Detran: consulta de pontos da CNH entre mais de 20 serviços

Pela internet e por aplicativos para dispositivos móveis é possível o acesso a serviços que no passado só podiam ser feitos presencialmente

qui, 17/08/2017 - 8h37 | Do Portal do Governo

Levou multa e está preocupado com a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação? A consulta de pontos da CNH é um entre os mais de 20 serviços oferecidos pelo portal do Detran.SP. Para fazer a consulta é preciso se cadastrar no momento em que for acessar o campo “Consulta de Pontos da CNH” e fazer o registro da senha de acesso.

É importante estar atualizado para não exceder a quantidade de pontos que pode levar à suspensão ou bloqueio da licença de dirigir. O limite é de 20 pontos, que não podem ser excedidos no período de 12 meses. Caso o limite seja ultrapassado, o motorista recebe uma notificação.

É possível recorrer da decisão, mas se o pedido for indeferido, o condutor fica impedido de dirigir pelo período de um ano, sendo obrigado a entregar a CNH e fazer um curso de reciclagem oferecido pelo Detran.SP e Centros de Formação de Condutores.

Se for surpreendido dirigindo no período de suspensão da CNH, o motorista pode receber outras penalidades, entre as quais suspensão por mais dois anos do direito de dirigir e ser enquadrado por crime de trânsito, com pena de até um ano de detenção. Pode inclusive ter a licença de dirigir cassada.

Acesse o Portal do Detran.SP

No portal também é possível indicar o motorista que estiver na condução de seu veículo, quando a multa foi aplicada, se não for o proprietário do veículo. Nesse caso, a pontuação é atribuída ao condutor. A indicação, entretanto, deve ser feita pelo proprietário no campo “Indicação do Condutor”. Basta  seguir as orientações que constam no site.

Pelo Portal do Detran.SP é possível ainda fazer pesquisas sobre débitos e restrições a veículos, apresentar recursos, agendar serviços para a tirar primeira habilitação, para renovar a CNH, mudar de categoria, entre outros serviços.

Entre outros serviços disponíveis no portal estão: fazer simulados de provas teóricas para habilitação e mudar o endereço residencial do proprietário  do veículo, sempre com a possibilidade de acompanhar o andamento das solicitações.

Além dos serviços que podem ser feitos online, no site também há informações úteis sobre como se prevenir de multas de trânsito, recorrer de multas, regularizar a CNH, entre outras.

Aplicativos

Acesse o Portal do Detran.SP e descubra todas as muitas possibilidades em termos de serviços e facilidades. Na loja virtual, é possível baixar os seguintes aplicativos para smartphones: Aplicativo Detran.SP, que permite consultar pontos da CNH e multas, utilizando a mesma senha registrada no portal; Simulado de Prova, para quem for fazer o exame da primeira habilitação, e Bem-Te-Vi, dirigido à educação de trânsito para crianças de 6 a 10 anos, com direito a jogos e carteira de habilitação mirim, entre outras atividades.