Por investimentos, São Paulo apresenta agenda de desenvolvimento sustentável em Davos

Governador foi acompanhado dos secretários de Negócios Internacionais, Casa Civil e Comunicação; agenda de reuniões bilaterais será intensa

seg, 16/01/2023 - 11h32 | Do Portal do Governo

Nesta semana uma comitiva do Governo de São Paulo chegou a Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial. O foco do governo nesta primeira missão internacional será a atração de investimentos estrangeiros para o estado e a apresentação de uma moderna agenda de desenvolvimento com bases sustentáveis.

O governador Tarcísio de Freitas foi acompanhado pelo secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e a secretária de Comunicação, Lais Vita.

O Fórum Econômico Mundial ocorre entre os dias 16 e 20 de janeiro e a edição deste ano terá como tema “Cooperação em um mundo fragmentado”. Serão mais de 2.500 líderes de governos, empresas e sociedade civil reunidos para uma série de debates com foco em impulsionar soluções voltadas para o futuro, além de enfrentar os desafios globais mais urgentes em cooperação público-privada.

“Vamos para Davos mostrar o potencial do estado para o mundo, buscando investimentos que possam proporcionar ainda mais crescimento para São Paulo. Além disso, vamos apresentar nesta primeira missão internacional uma moderna agenda de desenvolvimento com bases sustentáveis, reforçando o nosso compromisso com o protagonismo na Agenda Verde”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas antes de embarcar.

A Agenda Verde que o governo apresentará em Davos é focada na transição energética, hidrogênio verde e etanol de segunda geração. Com isso, o estado busca fortalecer ainda mais a matriz energética de São Paulo, que é a mais limpa do Brasil e uma das mais limpas do mundo, com cerca de 60% de participação de fontes renováveis.

Reuniões bilaterais

Do Japão à China e Índia, passando pelo mundo árabe, Europa e Estados Unidos, sem deixar os vizinhos sul-americanos de lado, a comitiva paulista participará de diversas reuniões bilaterais com representantes de vários países e empresas. A atração de investimentos é uma das pautas prioritárias da Secretaria de Negócios Internacionais.

“Estamos focados no crescimento econômico de São Paulo por meio do aumento da inserção internacional do estado. É um trabalho de promoção comercial e atração de investimentos internacionais”, afirma o secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz.

Agenda

Uma agenda intensa de encontros está confirmada. Governador e secretários estarão com nomes como Axel van Trotsenburg, diretor do Banco Mundial, Mathias Cormann, Secretário Geral da OCDE, a secretária de Estado do Governo da Suíça para Assuntos Econômicos, Helene Budliger Artieda, o CEO do Fundo Soberano da Singapura (GIC), Jeffrey Jaensubhakij, o CEO da DP World, Sultan Ahmed bin Sulayem Ana Paula Marques, diretora da EDP, o CEO da Enel, Francesco Starace, Ilan Goldfajn, Presidente do BID, e Simon Stiell, Secretário da ONU para as Mudanças Climáticas. Tarcísio participará também do jantar “Sustainable Solutions for Latin America” com a presença de importantes autoridades tais como Guillermo Lasso Mendoza, presidente do Equador, Gustavo Francisco Petro Urrego, presidente da Colômbia e Rodrigo Chaves Robies, presidente da Costa Rica.