Pontos turísticos da capital terão testes de HIV e sífilis

Ações gratuitas acontecem a partir desta segunda-feira (2) em locais como Masp e Memorial da América Latina

seg, 02/12/2019 - 8h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai ofertar mais de 6 mil testes de HIV e sífilis em diferentes pontos turísticos da cidade de São Paulo. As ações preventivas ocorrem a partir desta segunda-feira (2) e seguem durante a semana, como parte da 12ª Campanha Fique Sabendo, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (celebrado em 1º de dezembro).

Veja também
Governo de SP realiza maior campanha de testagem de HIV do Brasil

Além da testagem para ambas as doenças, serão distribuídos cerca de 115 mil preservativos masculinos e femininos, bem como nove mil sachês de gel lubrificante. A programação é realizada por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, e integra locais como o Metrô Brás, Secretaria da Justiça, MASP, Memorial da América Latina, Casa da Cultura da Brasilândia, e conta com apoio da Aids Healthcare Foundation (AHF-Brasil).

A abertura é nesta segunda-feira (2), às 11h, com testagem no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Maps). Até a próxima segunda-feira (9), as testagens ocorrerão em outros espaços públicos, turísticos e culturais da capital. Veja a programação completa abaixo.

O teste rápido por fluido oral é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos, com privacidade e sigilo do paciente garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que o paciente possa dar início ao tratamento.

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves. “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, lembra ele.

Durante o ano

A testagem é gratuita e está disponível durante o ano todo na rede pública de saúde. Informações sobre locais para fazer o teste podem ser obtidas por meio do Disque DST/AIDS: 0800 16 25 50.

O diretor da AHF no Brasil, Beto de Jesus, lembra da importância da participação de profissionais da saúde e de toda a sociedade civil em ações relacionadas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. “Além da testagem, teremos uma atividade artística, com a construção de um painel grafitado com a participação das pessoas presentes. Queremos manter a promessa feita em muito espaços e há muito tempo: de que todas as pessoas devem ter acesso ao tratamento, assim como todas devem ter acesso aos insumos de prevenção e a testagem. Essa é uma luta de todos nós”, afirma.

Adesão recorde

A 12ª edição da Campanha Fique Sabendo teve 99% de adesão por parte das prefeituras de São Paulo. Neste ano, 640 municípios de SP aderiram à mobilização para ampliar o alcance das testagens de HIV e sífilis. “A adesão foi crescendo ao longo de 12 anos e agora chegou a 99,2% dos municípios. Este resultado é fruto do compromisso do estado de São Paulo na luta contra a Aids e na busca da ampliação do diagnóstico precoce de HIV e sífilis”, complementa o coordenador do Programa Estadual IST/Aids.

Em 2019, a campanha foca na importância do diagnóstico precoce destes dois agravos, principalmente entre jovens. O período oficial da campanha será de 1º a 7 de dezembro; no entanto, cada município poderá avaliar seu contexto local e estender as ações pelo tempo que considerar adequado. Desde 2017, o mês de dezembro é dedicado a atividades de enfrentamento do HIV/Aids e outras IST.

Programação:

Segunda-feira (2) – MASP
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Horário: das 11h às 19h
Ações: 1 mil testes rápidos de HIV com fluido oral, 30 mil preservativos masculinos, 6 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos

Quarta-feira (4) – Metrô Brás
Horário: das 10h30 às 14h30
Ações: 500 testes rápidos de HIV e sífilis, 500 autotestes de HIV, 15 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos

Sexta-feira (6) – Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 (próximo à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
Horário: das 9h30 às 16h
Ações: 500 testes rápidos de HIV e sífilis, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos

Sábado (7) – Casa Cultural da Vila Brasilândia
Endereço: Rua General Penha Brasil, 2508
Horário: das 12h às 16h
Ações: 400 testes rápidos de HIV e sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 2 mil sachês de gel lubrificante e 2 mil preservativos femininos

Segunda-feira (9) – Secretaria da Justiça
Endereço: Páteo do Colégio, 148 (próximo estação Sé do Metrô)
Horário: das 9h30 às 15h30
Ações: 400 testes rápidos de HIV e de sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos