Pontes rolantes de usina Henry Borden, em SP, recebem investimentos de R$ 7,5 milhões

Em atividade desde a década de 1950, máquinas serão modernizadas e terão peças substituídas e comando via controle remoto

sáb, 15/04/2023 - 11h00 | Do Portal do Governo
.

Em operação desde a primeira metade da década de 1950, três pontes rolantes da Usina Subterrânea do complexo Henry Borden, em Cubatão, duas da Casa de Força e uma Câmara de Válvulas, serão modernizadas, proporcionando maior segurança na operação. O investimento da Empresa Metropolitana a Águas e Energia – EMAE é de R$ 7,5 milhões.

As pontes rolantes são equipamentos que movimentam as cargas nas áreas de manutenção das usinas hidrelétricas. No Henry Borden, por exemplo, as maiores têm capacidade para 100 toneladas e são de suma importância para os mais variados ramos industriais, assegurando agilidade na execução dos procedimentos de transporte e transferência de cargas.

Durante o processo, serão substituídos os motores elétricos e sistemas de comando, que passarão a ser acionados via controle remoto, bem como de proteção e freios e cabos de aço.

Além disso, os sistemas de translação (sistema de movimentação sobre os trilhos) das máquinas serão totalmente substituídos, assim como o sistema de elevação auxiliar da ponte da Câmera de Válvulas. Já a estrutura dos carrinhos permanecerá a mesma e passará somente por inspeção e pintura.

As três pontes que serão revitalizadas são originais e foram utilizadas na construção da usina: as da Casa de Força entraram em operação em 1952 e a da Câmara de Válvulas, em 1954.

Outra informação interessante é que as duas pontes rolantes da Casa de Força, fabricadas no Canadá pela Dominion Bridge Crane, têm capacidade individual de 100 toneladas no sistema de elevação principal e 15 toneladas no sistema auxiliar. Já a ponte da Câmara de Válvulas tem capacidade de 65 toneladas na elevação principal e três toneladas na auxiliar.