Poema de Drummond inspira exposição na Estação Cultura

“Mundo maior”, do artista plástico Luiz Palma, tem 13 telas baseadas no poema “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade

qua, 21/11/2018 - 13h31 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira (21), com abertura às 18h30 no Espaço Estação Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a exposição “Mundo maior”, do artista plástico Luiz Palma. São treze telas inspiradas no poema “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade.

“Mundo maior” é um retorno de Luiz Palma ao poema de Drummond, que já inspirara outra exposição do artista, em 2014, chamada justamente “A máquina do mundo”.

Palma explica o motivo dessa retomada do tema: “Seus versos são convocatórios, e posso imaginar o eterno retorno ao ato daquele ser exangue que ao final do poema afasta-se da Máquina repelida. De minha parte, exponho maravilhado um terceiro nexo com o mundo drummondiano e a máquina. A cada vez com novas revelações, pois assim são as experiências estéticas”.

Das 13 telas da exposição, duas foram cedidas por colecionadores. Palma busca o impressionismo por meio  de técnicas como óleo e pedra sobre tela. O público presente à abertura também conhecerá o poema de Drummond lido pela atriz Silvia Poggett, às 20h.