Podcast do Governo de SP aborda saúde, desenvolvimento e segurança

Dra. Helena Sato, diretora de imunização da Saúde, explica tudo sobre a vacinação contra a gripe, que iniciou nova fase nesta segunda (22)

seg, 22/04/2019 - 16h42 | Do Portal do Governo

Esta semana, o Podcast do Governo de São Paulo aborda temas importantes de interesse dos cidadãos paulistas, como a Campanha de Vacinação contra a Gripe, um balanço dos três primeiros meses da atual gestão e a Operação Estiagem, da Defesa Civil do Estado.

Na área da saúde, a Dra. Helena Sato, diretora de imunização da Secretária de Estado da Saúde, explica tudo sobre a vacinação contra a gripe, que iniciou nova fase nesta segunda-feira (22) oferecendo doses para idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

Também poderão se vacinar crianças, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), grupos que já passam por imunização desde o dia 10 de abril. A campanha segue até o dia 31 de maio.

“Essa é a nossa 20ª campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza, e é fundamental que as pessoas dos grupos prioritários tomem a dose, que não apresenta nenhuma contra-indicação. O grande benefício dessa vacina é evitarmos complicações como pneumonia e internações hospitalares. Não mais do que 10% das pessoas vacinadas poderão ter febre ou dor no local da aplicação nas primeiras 48 horas”, disse a médica.

Clique aqui para ouvir o podcast.

Desenvolvimento Regional

Na área de gestão, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, analisa os primeiros 100 dias do governo e as principais realizações até agora. Entre os destaques apontados pelo secretário está a prioridade em áreas fundamentais como segurança, saúde, educação, mobilidade urbana e geração de empregos.

Sobre a relação com os municípios, Vinholi destaca justamente a criação da pasta para que esse trabalho ganhe ainda mais relevância. “O Governador João Doria inovou criando a Secretaria de Desenvolvimento Regional avançando na transferência de recursos com as prefeituras de todo o Estado, chegando a quase R$ 100 milhões nesse início de governo, avançando com obras que estavam paradas, possibilitando seu término e entrega pra população”, comentou.

Vinholi também destacou a transparência e descentralização das ações de governo, fortalecendo os escritórios regionais e levando as ações para a ponta, potencializando o pacto federativo.

Clique aqui para ouvir o podcast.

Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil

Por fim, o diretor da Divisão de Resposta da Defesa Civil do Estado, major Marcelo Vieira dos Santos, falou sobre a Operação Estiagem, que marca o início do período em que o Estado deixa de receber as chuvas de Verão e começa um tempo de seca, com a chegada do Outono e em seguida do Inverno.

“Esse período provoca impactos no meio ambiente e na saúde dos cidadãos paulistas, com maior incidência de problemas respiratórios. Diante disso, desencadeamos o maior ciclo de oficinas do Estado, com cerca de 15 oficinas espalhadas nas principais regiões administrativas do Governo, que visam disciplinar e capacitar os agentes das defesas civis e funcionários das prefeituras com treinamento multidisciplinar focado em incêndios, orientações relacionadas à saúde, no combate ao Aedes aegypti”, falou o major.

Clique aqui para ouvir o podcast.

Confira a página de podcasts do Governo do Estado de São Paulo no Spotify.