PM terá 100 bicicletas elétricas para reforçar o policiamento na capital

Foram entregues nesta sexta-feira (12) 75 unidades e outras 25 passarão a ser utilizadas até o final do próximo mês de outubro

sex, 12/07/2019 - 14h12 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, entregaram nesta sexta-feira (12) 75 bicicletas elétricas para a Polícia Militar reforçar e expandir o policiamento com bikes na capital paulista – o Bikepol.

Até o final de outubro, outros 25 veículos como este serão disponibilizados à instituição, proporcionando maior área de atuação e mais agilidade no combate ao crime, principalmente em áreas com grande concentração de pessoas.

“Este é um transporte não-poluente e ideal para áreas de elevada concentração de pessoas. Com a motorização, melhora a condição do policial e agiliza o atendimento em locais com grande tráfego de automóveis. Facilita a chegada do policial até o ponto de ocorrência ou onde ele for exigido”, afirmou Doria. Segundo o governador, a previsão é de que outros 200 veículos do tipo entrem em circulação até o final do ano.

As novas bicicletas serão distribuídas em todas as regiões de São Paulo e são uma doação da iniciativa privada. Cada bicicleta custa em torno de R$ 4 mil. Leves, dinâmicos e potentes, são equipadas com o sistema de motorização direct drive, com 350Wh, e o motor é alimentado por uma bateria de 36v e 14,5ah. Eles possuem duas rodas 27,5” e pneus lisos que dão eficiência na pedalada. Também acompanham os itens tradicionais, como farol, luz de freio, buzina e retrovisores.

Benefícios e treinamento

A vantagem do policiamento com a utilização de bicicletas elétricas é a possibilidade de cobrir uma área mais extensa com maior agilidade. Além disso, complementa outras formas de atuação da Polícia Militar, incluindo o policiamento a pé, aumentando a segurança dos paulistas.

Para a utilização dos novos veículos, 82 PMs passaram por treinamento ministrado pelo Centro de Motomecanização da instituição. O curso foi um complemento, uma vez que a maioria dos policiais já é habilitada no Estágio de Especialização no Policiamento com Bicicletas, que ocorre na Escola de Educação Física da PM e tem duração de duas semanas.