PM Ambiental resgata 187 animais em condições de maus-tratos

Cabras, cabritos e ovelhas era transportados de forma irregular e sete morreram; em Barueri, outra ação apreendeu aves ameaçadas de extinção

qui, 12/09/2019 - 18h12 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/PM-SP
Caminhão que transportava animais de modo irregular foi flagrado pela PM Ambiental, na capital paulista

A Polícia Militar apreendeu, nesta quarta-feira (11), um caminhão que transportava, de maneira ilegal, 187 animais, entre cabras, cabritos e ovelhas. Os caprinos estavam em condições de maus-tratos e foram resgatados na zona leste da capital.

Uma equipe do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) estava em patrulhamento quando abordou o motorista do veículo, que informou que os animais já estavam na estrada há mais de 20 horas e vinham da Bahia.

O transporte era feito sem critérios de segurança e sem ventilação. Os animais não tinham água ou alimento disponíveis. Sete não resistiram às condições extremas e foram encontrados já mortos pela equipe policial na carroceria do caminhão.

Os caprinos receberam os primeiros cuidados junto ao Instituto Eu Sou o Bicho, no município de Cajamar, na Grande São Paulo. O instituto acolherá os animais temporariamente até que sejam levados ao destino final.

Eles serão transferidos para o Santuário Terra dos Bichos, na cidade de São Roque, na região de Sorocaba. Três animais nasceram durante a viagem e resistiram graças ao leite materno. O infrator foi autuado e recebeu multa de R$ 561 mil.

Aves resgatadas

Ainda na quarta-feira (11), outra equipe da mesma unidade especializada apreendeu duas araras-vermelhas e um papagaio-verdadeiro em um condomínio de luxo, localizado na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

DownloadDivulgação/PM-SP

Os policiais suspeitaram da nota fiscal apresentada pelo responsável, pois teria sido emitida em 2019 por uma empresa fechada em 2018. O homem foi conduzido à sede da Polícia Federal, onde o crime fiscal foi registrado para apuração.

O responsável pelas aves foi autuado em R$ 15 mil. A multa foi agravada pois a arara-vermelha consta na lista de espécies ameaçadas de extinção. Elas receberão cuidados junto ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri.