PM Ambiental divulga balanço semestral e resgata mais de 7 mil animais do tráfico

Foram registradas mais de 40 mil intervenções policiais em infrações ambientais no estado de São Paulo

qua, 05/07/2023 - 11h15 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Semil
A Polícia Militar de SP atua no combate ao crime ambiental

A Polícia Militar Ambiental divulgou, nesta segunda-feira (3), os resultados das operações realizadas no primeiro semestre de 2023. Foram mais de 7 mil animais resgatados do tráfico e cerca de 40 mil intervenções policiais.

Os números refletem o compromisso com a fiscalização, ações preventivas e repressivas em prol da conservação dos recursos naturais.

No combate ao crime ambiental, destaca-se a apreensão de 189 armas de fogo ilícitas, 621 fiscalizações realizadas em criadores de passeriformes e 7.475 animais resgatados do tráfico, do comércio ilegal e de cativeiros clandestinos.

De janeiro a junho, foram atendidas 36.270 denúncias pelas equipes da PM Ambiental. Foram registradas 40.145 intervenções policiais, além de 6.351 autos de infração ambiental lavrados, abrangendo diversas infrações e reforçando a aplicação da legislação ambiental em vigor.

Entre as fiscalizações, estão a de pesca com 3.785 ações e a fiscalização no comércio e transporte de madeira ilegal, que resultou em 822 operações, com a apreensão de 5.174,98 metros cúbicos de madeira ilegal.

No combate à extração ilegal de palmito, foram realizados 33 autos de infração, reforçando a preservação da palmeira juçara, espécie em risco de extinção. A quantidade de palmito apreendido alcançou 4.453 unidades.

A PM Ambiental também atuou no combate aos balões, autuando 34 pessoas envolvidas nessa prática perigosa. A quantidade de balões apreendidos atingiu a marca de 143.