PETAR: 59 anos de conservação das belezas naturais no Alto Ribeira

São cachoeiras, árvores centenárias, patrimônios histórico-culturais e arqueológicos, biodiversidade de fauna e flora e cavernas

qui, 25/05/2017 - 8h35 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) completou 59 anos de criação. Situado entre os municípios de Iporanga e Apiaí, o PETAR é um dos mais antigos parques do Estado de SP. Sua área é coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica. Também abrange uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil. Ao todo são mais de 300 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

O PETAR é também um dos locais mais estudadas por pesquisadores, além de proteger um importante remanescente de mata atlântica sobre relevo cárstico.

O Parque tem mais de 30 atrativos turísticos divididos em três núcleos, Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Entre cavernas, cachoeiras, árvores centenárias, patrimônios histórico-culturais e arqueológicos, os visitantes encontram uma incrível biodiversidade de fauna e flora. O parque possui cavernas e trilhas para diversas idades. Assim é um convite a céu aberto para a exploração do mundo subterrâneo. São cavernas ornamentadas, riquíssimas em espeleotemas das mais diversas formas e tamanhos.

Roteiros de trilhas

Entre os roteiros mais procurados, destacam-se a Trilha do Chapéu, de nível fácil, localizada no Núcleo Caboclos, o mais isolado do parque e o primeiro a ser implantado. O percurso dá acesso às cavernas Mirim I e II, Aranhas e Gruta do Chapéu. Já a Trilha do Betari, localizada no Núcleo Santana, com 3.600 m de extensão e médio nível de dificuldade. Essa conduz o visitante às cavernas Água Suja e Cafezal e quedas-d’água como a Cachoeira das Andorinhas. A trilha segue o rio Betari, que forma inúmeras piscinas naturais ao longo do seu curso, resultando num cenário singular.

Outra opção de nível fácil é a Trilha do Morro Preto-Couto. Com apenas 500 m de extensão, localizada no Núcleo Santana, a trilha dá acesso à cachoeira do Couto, Caverna do Morro Preto e Caverna do Couto. A trilha retorno da Caverna Couto contempla um imenso jardim natural, onde é possível avistar e ouvir diversos pássaros.

Entre os atrativos históricos, destacam-se o Museu da Cultura Tradicional, a casa de tráfico de farinha, monjolos e moenda de cana. Também pode ser visto vestígios de habitação de povos primitivos e sambaquis na Caverna Morro Preto e Ruínas da primeira usina de fundição de chumbo do Brasil.

O parque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Visitas às cavernas ocorrem de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. As cavernas possuem normas e horários específicos para visitação. O valor do ingresso é R$ 13,00 por pessoa. São isentos menores de 12 e maiores de 60 anos.

A maioria dos atrativos do PETAR exige, obrigatoriamente, o acompanhamento de um monitor ambiental cadastrado no Parque. Consulte as normas de visitação, os atrativos autoguiados disponíveis e os horários para a realização das atividades antes de agendar sua visita.

SERVIÇO
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)
Telefone: 
(15) 3552-1875
E-mail: petar@fflorestal.sp.gov.br

Dias e horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Visitas às cavernas ocorrem de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. As cavernas possuem normas e horários específicos para visitação.
Ingresso: R$ 13,00 por pessoa. São isentos: menores de 12 e maiores de 60 anos; pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida e moradores do entorno. Pagam meia-entrada: estudantes legalmente identificados.

OBS.: A maioria dos atrativos do PETAR exige, obrigatoriamente, o acompanhamento de um monitor ambiental cadastrado no Parque. Consulte as normas de visitação, os atrativos autoguiados disponíveis e os horários para a realização das atividades antes de agendar sua visita.