Pesquisa da Agricultura analisa qualidade de alimentos em Bauru

Projeto avalia condições de hortaliças usadas para produzir refeições populares em programa social da cidade

sex, 13/12/2019 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), colocou em campo uma pesquisa que procura assegurar a qualidade das alfaces produzidas na região de Bauru e usadas na produção de refeições servidas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto busca analisar possíveis patógenos, parasitas e resíduos de defensivos agrícolas na verdura.

Com o trabalho desenvolvido pela APTA, as pessoas que consomem semanalmente as mil refeições servidas pela Cozinha Comunitária têm a garantia de estar ingerindo um produto seguro. O Cozinha Comunitária oferece refeições saudáveis e balanceadas a R$ 1,00. A unidade foi instalada com recursos do Governo Federal na cidade, com contrapartida da Prefeitura de Bauru.

Paralelamente, as 600 famílias que adquirem as hortaliças diretamente do produtor onde a pesquisa está sendo realizada também são beneficiados com a oferta de hortaliças seguras.

Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, a APTA coletou amostras de compostos orgânicos usados na produção de alface, água utilizada na irrigação e lavagem das hortaliças, tanque de lavagem, caixas de colheita, mãos de manipuladores, utensílios e as próprias hortaliças durante seis ciclos produtivos. A coleta das alfaces foi realizada desde a colheita até a finalização do processo de higienização na cozinha comunitária.

“Com a pesquisa está sendo possível obter o diagnóstico e buscar melhorias no processo produtivo, visando à produção de hortaliças seguras”, afirma a pesquisadora da APTA, Maria Cecília de Arruda. A saudabilidade dos alimentos é um dos objetivos apresentados no macro programa Cidadania no Campo 2030, em que a Secretaria de Agricultura visa proporcionar ações de educação para toda a cadeia produtiva, visando a produção de alimentos seguros.

Falhas

Segundo a pesquisadora da APTA, a pesquisa detectou falhas no composto orgânico (contaminação microbiológica acima do limite permitido pela legislação), nos procedimentos de colheita e pós-colheita e a necessidade de ajustes na higienização das hortaliças e utensílios utilizados na Cozinha Comunitária. “Trabalhamos junto a produtores e profissionais que atuam na Cozinha para resolver essas questões, melhorando a produção e reduzindo o risco de contaminação”, afirma Maria Cecília.

O próximo passo do projeto é auxiliar os pequenos agricultores da região de Bauru a diversificarem a produção olerícola utilizando as Boas Práticas Agrícolas, principalmente no uso de composto orgânico maturado, uso adequado e racional de defensivos e fertilizantes, no controle da qualidade da água de irrigação e na adoção de Boas Práticas de Manuseio Pós-Colheita.