Penitenciária de São Vicente promove mutirão de serviços

Reeducandos participaram de atividades sobre saúde, Justiça e de cidadania

qua, 08/01/2020 - 20h33 | Do Portal do Governo

A Penitenciária II de São Vicente promoveu a 4ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade com um mutirão para atender os reeducandos e prepará-los para o retorno à sociedade. O evento, realizado em 27 de novembro, foi também uma oportunidade para o público externo conhecer a realidade do sistema prisional e firmar parcerias em nome da ressocialização dos detentos.

A coach Renata Mendes ministrou palestras a sentenciados que cumprem pena em regime fechado e em regime semiaberto. Com o tema “Liberdade Mental”, Renata tocou em pontos como a autoestima, as escolhas, os sonhos e a vitimização. O objetivo, de acordo com a profissional, foi proporcionar apoio psicológico no processo de reinserção social.

“Acredito que qualquer pessoa pode mudar”, refletiu Renata. “A verdadeira prisão está nas nossas mentes, nós podemos transformar os nossos ‘pecados’ em bênçãos. Tudo o que eles fizeram até aqui não é nada comparado ao que podem fazer após essa experiência”, completou.

Jornada

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade é uma ação desenvolvida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que oferece aos detentos os alicerces para seus planos de vida em liberdade. Na Baixada Santista, o evento é organizado com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Ao todo, foram oferecidos 207 atendimentos nas áreas da saúde, cidadania e justiça. Nilton Ribeiro Rumão, diretor geral da Penitenciária II de São Vicente, reforça que a ocasião é uma oportunidade para que os presos reconquistem a civilidade. “O nosso papel é o de mostrar os caminhos para que os internos recuperem a sua dignidade ou mesmo construam algo novo para encontrarem o seu lugar na sociedade”, disse Rumão.