Penitenciária de Mogi Guaçu recebe doação de livros do Instituto Federal de MG

Mais de 100 exemplares chegaram à biblioteca da unidade prisional por meio do projeto “Novas Páginas”, que busca estimular a leitura

qui, 09/04/2020 - 20h29 | Do Portal do Governo

A biblioteca da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, no interior do Estado, recebeu mais de 100 livros do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – campus Inconfidentes. Com a doação, o objetivo agora é estimular a leitura nas unidades prisionais.

“Queremos aproximar as sentenciadas do universo literário, servindo como ferramenta no processo de ressocialização”, explicou Caroline Machado, uma das idealizadores do projeto “Novas Páginas”, que tem como meta despertar o gosto pela leitura.

Os títulos doados são provenientes de multas dos usuários devido ao atraso na entrega das obras emprestadas, já que, como punição, o pagamento é a doação de um livro diferente. Além desses títulos, outros livros também foram doados por pessoas que se sensibilizaram com o projeto.

Segundo a diretora técnica da Penitenciária de Mogi Guaçu, Daniela de Freitas Melo, o projeto vai gerar um efeito positivo na área educacional da unidade, alcançando não só as sentenciadas, mas também entre os funcionários. “Estamos muito felizes com o recebimento dos livros para as reeducandas e para o corpo funcional, é o início de um projeto que tende a crescer muito”, comemorou.

A Penitenciária de Mogi Guaçu não é a primeira a ser beneficiada pelo “Novas Páginas”. Em janeiro de 2019, o Instituto doou mais de 140 títulos diferentes para a unidade prisional de Ouro Fino, em Minas Gerais, ressaltando o poder transformador da leitura na vida de pessoas privadas de liberdade. Além de Caroline, o projeto é também idealizado por Lidiane de Oliveira.