#DestinoDaSemana: Pedrinhas tem cultura italiana no interior paulista

A 480 km da capital, cidade possui arquitetura greco-romana marcada por grandes arcos e monumentos, além de natureza exuberante

sex, 19/05/2017 - 21h01 | Do Portal do Governo

Um pedacinho da Itália em pleno Estado de São Paulo. Assim pode ser lembrada a cidade de Pedrinhas Paulista, localizada a 480 km da capital.

A história de Pedrinhas começou no início da década de 1950, com a chegada de duas dezenas de famílias italianas fugidas da crise com esperanças de dias melhores em terras brasileiras. Juntas, transformaram uma área que, até então, só tinha mato em uma grande plantação de algodão e café.

E, aos poucos, esses imigrantes foram deixando as marcas da colonização europeia tornando o município bastante singular. A começar pela arquitetura greco-romana com grandes arcos e monumentos.  Aliás, um dos cartões-postais da cidade é o belíssimo prédio da Câmara Municipal, que faz parte do roteiro histórico-cultural da cidade.

A influência dos fundadores vai muito além da arquitetura. Por lá, é comum, além das festas folclóricas e religiosas, encontrar comemorações no melhor estilo italiano. Não é difícil um visitante encontrar locais apresentando Tarantella, dança típica italiana.

Aos que gostam de apreciar a natureza, Pedrinhas tem um espaço bem interessante, o Bosque, com uma área de 6.682 m² de área verde e um gigantesco playground, piscina de areia e placas com identificação das árvores.