Parques Estaduais Urbanos recebem pinturas de espécies brasileiras

As obras, doadas pela artista plástica Walkiria Barone, estão estampadas ao ar livre em meio aos refúgios verdes da capital

qua, 25/08/2021 - 19h17 | Do Portal do Governo

Onça-pintada, jacaré-de-papo-amarelo, tartaruga-marinha, lobo-guará e bicho preguiça são algumas das espécies da fauna brasileira estampadas nas paredes externas em quatro parques urbanos estaduais da capital paulista.

No total são 17 pinturas, doadas pela artista plástica Walkiria Barone, espalhadas pelos parques Villa-Lobos, Guarapiranga, Juventude e Gabriel Chucre. Cada bichinho tem uma placa, onde é possível saber um pouco sobre suas principais características, como quanto pesam, o que comem, nome científico e sua expectativa de vida.

A exposição ao ar livre tem atraído públicos de todas as idades com as seguintes pinturas em cada área:

Parque Villa-Lobos: lobo-guará, macaco-aranha, garça, tatu-bola, capivara, bicho-preguiça, veado-mateiro e tamanduá-bandeira.

Parque Ecológico do Guarapiranga: onça-pintada e jacaré-de-papo-amarelo.

Parque Gabriel Chucre: tamanduaí, olingo e peixe-boi.

Parque da Juventude: tucano-toco, anta e tartaruga-marinha.

A diversidade biológica

Biodiversidade e preservação estão entre os assuntos mais comentados na atualidade, isso porque o meio ambiente vem sofrendo constantes episódios de degradação, assim como também existe um esforço mundial crescente para os assuntos relacionados a preservação.

O Brasil é considerado o país com maior concentração de diversidade biológica e, contribuindo com essa riqueza, está o Estado de São Paulo com sua ampla e exuberante fauna, que é o conjunto de animais silvestres específicos de uma região.

Dessa maneira, fica clara a responsabilidade que temos em nossas mãos de proteger as florestas e seus habitantes, lembrando que a flora e a fauna coexistem num perfeito equilíbrio natural. A floresta e os animais silvestres não sobrevivem um sem o outro.

Algumas espécies animais existentes no estado de São Paulo são exclusivas desse território e a intervenção em seu habitat natural pode levá-las a extinção. Se isso acontecer deixarão de exercer seu papel na harmonia do ecossistema, comprometendo o meio ambiente.

Veja mais informações sobre a importância da fauna para a existência das florestas.