Conheça parques estaduais que contam com trilhas acessíveis

Adaptados, os locais têm oferecido cada vez mais comodidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

qua, 08/02/2017 - 14h32 | Do Portal do Governo

Cada vez mais, os parques estaduais têm recebido investimentos, via Secretaria do Meio Ambiente, para projetos de acessibilidade. No Parque Villa-Lobos, localizado na capital, por exemplo, o visitante vai encontrar o Circuito das Árvores, uma trilha acessível que consiste em uma passarela que chega até 3,5 de altura e tem uma extensão de 120 metros.

Aliás, o Circuito foi criado no dia 21 de setembro – Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Além disso, o parque conta com rampas, banheiros acessíveis, mapas táteis, tudo pensando na inclusão dos cidadãos.

Quem visita o Jardim Botânico, também na capital, pode conhecer a Trilha da Nascente, que foi totalmente projetada para atender cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida ou deficientes visuais. O local é uma passarela de madeira fixa, projetada para não causar impacto na Mata Atlântica. Plana, ela guia o visitante até uma espécie de observatório da nascente do Rio Ipiranga.

Outro local que tem acessibilidade é a Trilha do Silêncio, que fica no Parque Estadual do Jaraguá, também na capital paulista. Ela conta com corrimões e placas com informações em braile. Lá, o único som que pode ser ouvido é o da natureza.