Parque Estadual em Salto oferece passeios educativos sobre Geologia

Rocha Moutonnée, no interior paulista, apresenta estrutura geológica rara e desperta atenção de cientistas estrangeiros

sáb, 03/06/2017 - 16h44 | Do Portal do Governo

Quem se interessa por monumentos geológicos tem uma excelente opção para realizar passeios educativos no Parque da Rocha Moutonnée, no município de Salto, próximo a Itu, no interior paulista. Situado às margens do Rio Tietê e com entrada gratuita, o local oferece aos visitantes várias atrações em meio a natureza.

Com quase 44 mil m², o parque conta com painéis explicativos que fazem abordagens didáticas sobre as eras geológicas e a evolução da vida no planeta, proporcionando verdadeiras aulas de Geologia. Um dos atrativos que fazem sucesso com as crianças são as nove réplicas de dinossauros, com referência à Era Mesozoica.

Atração
O principal destaque da região é a Rocha Moutonnée, um grande bloco de granito róseo, com formato arredondado. O que torna a estrutura tão especial são as arranhaduras encontradas sobre a superfície, causadas por abrasão glacial, ou seja, pela erosão causada por uma geleira que entrou em atrito com a rocha. De acordo com pesquisas, o desgaste ocorreu durante a Era Paleozoica, há aproximadamente 270 milhões de anos.

Para os pesquisadores, as rochas denominadas “moutonnée” lembram uma forma de carneiro deitado. Daí o nome derivado do francês: “mouton” significa carneiro – então, “moutonnée” seria algo como “acarneirado”.

Esse tipo de formação geológica é de ocorrência muito rara. Entre as poucas estruturas do tipo existentes no mundo, apenas a rocha de Salto e outra que fica no Inman Valley, na Austrália, têm características semelhantes em relação ao tempo em que foram formadas.

Descoberta
Antigamente, o valor do patrimônio geológico era desconhecido e a exploração do granito quase destruiu o rochedo. Em 1946, o geólogo Marger Gutmans, do Instituto Agronômico de Campinas, descobriu o material, que ainda apresentava um conjunto de características ímpares, merecedores de proteção e tombamento.

Atualmente, a rocha é um monumento geológico, protegido pelo Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Desde o ano 2000, o local se transformou em um dos Sítios Geológicos Brasileiros, definido pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.

Raridade
A Rocha Moutonnée é um dos afloramentos mais importantes ligados à glaciação do “Gondwana”, o supercontinente que deu origem aos continentes conhecidos hoje. Por isso, o rochedo atrai a atenção de pesquisadores de todo o mundo.

Junto com outras evidências, essa formação geológica comprova que a região já passou por alternâncias climáticas significativas e ajuda a explicar os primórdios do planeta. O local integra o roteiro clássico de turismo pedagógico no Estado de São Paulo.

O parque fica situado em um espaço arborizado, ideal para um passeio e piquenique em família. A infraestrutura dispõe de lanchonete, loja de souvenirs, banheiros e estacionamento. Para quem quer aproveitar melhor a visita, a prefeitura recomenda a contratação de um guia de turismo, que pode fornecer explicações sobre a Rocha Moutonnée e as eras geológicas.

Para conferir mais informações sobre o local, clique aqui.