Parque Candido Portinari ganha símbolo da luta contra câncer de mama

Escultura, doada pela artista plástica Vilma Kano, é lembrete da importância da prevenção contra a doença

sex, 25/10/2019 - 15h06 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA
Escultura Fragmentos Antagônicos (ao fundo), no Parque Candido Portinari, na zona oeste da capital

Para celebrar o Outubro Rosa, que promove ações em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Parque Candido Portinari, na zona oeste da capital, recebeu uma obra de arte que lembra os usuários que todo dia é dia de lutar contra a doença. A escultura Fragmentos Antagônicos foi doada pela artista plástica Vilma Kano, que desde 2012 está em tratamento contra o câncer de mama.

A ideia, segundo ela, é impactar as pessoas para que se conscientizem da importância do diagnóstico precoce. “A doença é uma preocupação mundial. E a conscientização precisa ser efetiva”, defende Vilma. A obra tridimensional, como todo o trabalho da artista, foi construída em fibra de vidro e tem cinco metros de altura. E, claro, na cor rosa, numa referência ao mês.

O trabalho Fragmentos Antagônicos faz parte do Projeto de Peito Aberto, da ONG Vilma Kano, que tem o objetivo de devolver a autoestima de pacientes com câncer levando kits de beleza e destinando parte da renda com a venda de obras de arte da fundadora diretamente a pacientes oncológicos da rede pública de saúde de São Paulo.

“A escultura é um símbolo da luta contra o câncer de mama. Para o parque representa o apoio às ações de prevenção à doença”, destacou a Coordenadora de Parques e Parcerias da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rafaela Di Fonzo.