Parceria do INSS beneficia cidadãos de São José do Rio Preto

Iniciativa em conjunto com o programa AcessaSP oferece serviços como agendamento de horários e solicitação de documentos

qui, 20/07/2017 - 19h01 | Do Portal do Governo

Os contribuintes de São José do Rio Preto, no interior paulista, têm à disposição uma nova ferramenta para solicitar serviços da Previdência Social. Os moradores da cidade podem obter documentos e pedir informações destacadas no portal Meu INSS no posto do AcessaSP localizado no Poupatempo.

Com a parceria, não será mais preciso se deslocar até uma agência do INSS, uma vez que o AcessaSP, programa de inclusão digital do Governo do Estado, funciona no mesmo prédio do Poupatempo. No espaço, é possível, por exemplo, obter o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a declaração de regularidade do contribuinte individual e o histórico de crédito de benefícios.

O site Meu INSS foi criado em 2017 e permite o recebimento de diversos comprovantes, além de agendar horário para dar entrada em benefícios. As duas agências do órgão em São José do Rio Preto, no Centro e no bairro Boa Vista, registram aumento no número de atendimentos sobre orientações de serviços disponíveis na internet e na Central da Previdência, pelo telefone 135.

Demanda
De acordo com o gerente executivo do INSS no município, Bruno Veroneze Fernandes, a quantidade de solicitações relacionadas ao CNIS chegou a cinco mil no primeiro semestre deste ano, mesmo patamar registrado em todo o ano de 2016. A avaliação é de que o crescimento ocorreu principalmente por causa da liberação das contas inativas do FGTS e das discussões sobre as mudanças na aposentadoria.

Já o administrador do Poupatempo da cidade, Américo Pontes, destaca que o extrato do CNIS também é necessário para a obtenção da segunda via da Carteira de Trabalho, em alguns casos.

Os postos de atendimento do AcessaSP oferecem computadores e internet grátis. No local, os usuários podem acessar serviços eletrônicos, fazer e imprimir um currículo e navegar livremente pelas internet e redes sociais.