Parceria com prefeitura de Jundiaí promove reinserção social de 70 reeducandos

Presos do regime semiaberto trabalham na prestação de serviços públicos na cidade desde abril deste ano

qua, 14/08/2019 - 19h14 | Do Portal do Governo

Desde abril deste ano, serviços de limpeza urbana, conservação e manutenção de espaços públicos de Jundiaí são realizados também por 70 presos do regime semiaberto, da Ala de Progressão da Penitenciária I “Mário Moura Albuquerque”, de Franco da Rocha. A ação é resultado de convênio firmado entre a prefeitura da cidade com a Secretaria da Administração Penitenciária e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), que tem a proposta de promover a reintegração do preso à sociedade.

“Além de proporcionar um reforço no atendimento às demandas de zeladoria do município, a iniciativa tem um relevante caráter social, oferecendo aos reeducandos a oportunidade de aprender uma nova profissão”, assegura o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Um dos beneficiados com a ação é o recluso D.R.S. “Mesmo que trabalho renda pouco em termos financeiros, talvez dê apenas para o arroz e o feijão, mas é um ganho honesto que tem a benção de Deus”, diz.

O Diretor do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária I de Franco, Marco Antônio Pinto do Carmo, destaca que a iniciativa cumpre uma função ressocializadora. “Quando o preso sai para trabalhar ele se sente acolhido pela sociedade. Acrescido a isso também há o salário e a remição de pena, que prevê um dia a menos na sua condenação a cada três dias trabalhados”, afirma.