Pais, vacinem as crianças contra a gripe! Campanha vai até sexta (26)

Apenas 989.955 menores de cinco anos foram imunizados, isso significa 39% desse grupo; 6,8 milhões de pessoas já estão protegidas

qua, 24/05/2017 - 10h03 | Do Portal do Governo

É responsável por algum bebê ou criança de até 5 anos? Em caso positivo, leve o pequeno para ser vacinado contra a gripe. Apenas 989.955 menores de cinco anos foram imunizados, isso significa 39% desse grupo. Vacinação segue até 26 de maio.

Segundo preliminar da Secretaria de Estado da Saúde – com base nos dados informados pelos municípios paulistas – o Estado de São Paulo vacinou 6,8 milhões de pessoas desde o início da campanha.

“É importantíssimo que todos os grupos compareçam aos postos de vacinação, inclusive as crianças. Pedimos para que os pais ou responsáveis levem os pequenos que ainda não se vacinaram para participar da campanha”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da secretaria.

Será imunizado todo público-alvo da campanha, segundo orientação do Ministério da Saúde. Ou seja, poderão ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada.

Vacina
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.