Pais podem tirar 1º RG de bebês recém-nascidos e crianças

Serviço de emissão conta com agendamento por celular ou tablet, através do aplicativo SP Serviços, e pela internet

qui, 19/07/2018 - 18h46 | Do Portal do Governo

Muitos pais não sabem, mas os postos do Poupatempo oferecem um serviço em que é possível tirar o RG dos filhos recém-nascido. Trata-se de algo fácil, pois o atendimento é personalizado e preferencial.

Como os bebês têm poucos dias de vida, valem as impressões digitais tiradas apenas do dedo polegar, providência que também é adotada para crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

O serviço pode ser agendado pelo celular ou tablet, por meio do aplicativo SP Serviços, e pela internet. Com o filho pequeno no colo, os pais recebem atendimento preferencial e, para a maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece um serviço de remessa de documentos pelos Correios, com valor cobrado no local.

Atendimento especial

O RG de bebês e crianças é um documento que proporciona uma garantia a mais em termos de segurança. Se, antes de pedir a emissão do RG, os pais providenciarem o CPF da criança, a Carteira de Identidade já terá impresso o número do cadastro de pessoa física que valerá durante toda a vida para assuntos ligados à Receita Federal.

Outra vantagem da identidade para as crianças é facilitar a abertura de uma conta corrente para pais que desejam iniciar desde cedo uma poupança.

Como tirar

Agende a ida ao Poupatempo, que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços. Também é possível agendar pelo telefone 0800-772-3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site do programa.

O que é necessário

Certidão de nascimento original e cópia
Número de inscrição no CPF (se tiver)
Documento da mãe original e cópia
1 foto 3×4 (com fundo branco) – a foto pode ser tirada no Poupatempo