Paço das Artes: oportunidades para produção e montagem de exposições

Instituição abre inscrições para a Temporada de Projetos 2018; candidatos podem apresentar propostas até 30 de setembro

qui, 10/08/2017 - 20h42 | Do Portal do Governo

O Paço das Artes lançou, nesta semana, a convocação para interessados em participar da Temporada de Projetos 2018. O júri selecionará um plano de curadoria e nove trabalhos artísticos, que serão expostos em datas e local a serem definidos pela instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

As fichas de inscrição estão disponíveis no portal do Paço das Artes. Os projetos e os formulários devem ser entregues até 30 de setembro, de terça a sexta-feira, entre meio-dia e 20h, aos cuidados do Núcleo de Projetos do Paço das Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa. No caso das propostas enviadas pelos Correios, será considerada a data de postagem até o prazo final de entrega das propostas no MIS.

Cada candidato poderá inscrever gratuitamente até três projetos individuais ou de grupo de artistas, desde que sejam exclusivos para o Paço das Artes. O interessado terá liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea que serão desenvolvidas. O artista também pode direcionar o conteúdo para qualquer público, ao considerar que os projetos serão expostos em local de livre acesso.

Prêmios
Os selecionados para 2018 receberão um prêmio de participação, que será efetuado durante o período da exposição. Os artistas receberão um cachê de R$ 1,3 mil e o plano de curadoria escolhido terá a quantia de R$ 3,2 mil à disposição.

Além disso, o programa prevê o auxílio da produção das obras dos vencedores e montagem das exposições, entre outros. O orçamento é administrado pelo Paço das Artes.

Produção
A Temporada de Projetos foi criada para abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a iniciativa teve a primeira exposição realizada no ano seguinte e se tornou, ao longo dos anos, um celeiro para a cena da arte contemporânea brasileira.

Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional na qual os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre as obras e um cachê de exibição. Desde o surgimento, quando ainda era bienal, antes de 2009, o programa possibilita a emergência de inúmeros profissionais, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.

Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.