Pacientes de Bauru podem tratar sequelas de AVC na fala

Pesquisadores da Universidade de São Paulo recebem inscrições de voluntários residentes no município para terapia

dom, 27/08/2017 - 16h02 | Do Portal do Governo

Um projeto da USP em Bauru propõe um novo modelo terapêutico para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tiveram alterações na capacidade comunicacional. A Casa da Afasia e a Clínica Escola do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da Universidade de São Paulo, recrutam voluntários para avaliação fonoaudiológica.

A iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Podem participar pacientes diagnosticados com derrame há menos de um ano, que possuam dificuldade para falar após o AVC e ainda não fizeram terapia fonoaudiológica para fala. Os candidatos devem ter igual ou superior a 18 anos.

O objetivo da Casa da Afasia é oferecer tratamento intensiva para pessoas com sequelas no modo de falar, após o derrame. A ideia do projeto surgiu após visita da professora Magali de Lourdes Caldana à Universidade Central da Flórida, nos Estados Unidos. Na instituição de ensino, a docente conheceu a fundadora e diretora da Aphasia House, a pesquisadora Janet Whiteside. O próximo passo foi a realização de um trabalho conjunto entre grupos de pesquisa.

As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro. O interessado deve entrar em contato pelo telefone (14) 3235-8422 ou ir pessoalmente à Clínica de Fonoaudiologia da FOB (procurar pelo Sidnei), de 8h ao meio dia e entre 14h e 16h, de segunda a sexta. O endereço é Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Universitária.