Outubro Rosa: Hospital Pérola Byington promove Desfile da Primavera

Com peças confeccionadas pelo Coletivo LabModaR, evento busca promover autoestima e qualidade de vida das pacientes com câncer de mama

qui, 17/10/2019 - 20h19 | Do Portal do Governo

A programação do Outubro Rosa este ano teve novamente a realização do Desfile da Primavera, evento que acontece graças a parceria da Universidade Anhembi Morumbi com o CRSM do Hospital Pérola Byington – especializado em saúde da mulher.

Em sua 15ª edição, o desfile gratuito e aberto ao público aconteceu no último dia 4 de outubro no Teatro Experimental, no câmpus Mooca, na capital paulista, com o objetivo ajuda a melhorar a autoestima e qualidade de vida das pacientes com câncer de mama do hospital Pérola Byington.

A exibição contou com desfiles-performances em que as pacientes do hospital, em tratamento para diferentes tipos de canceres femininos, apresentam peças confeccionadas pelo Coletivo LabModaR, projeto de extensão universitária.

“Neste dia, elas são as estrelas e as roupas são apenas uma forma de expressão de todos os sentimentos e desafios que elas enfrentam durante o tratamento”, conta Eloize Navalon, coordenadora do curso de Design da Moda e responsável pelo projeto.

Com o tema “É agora!”, a coleção deste ano pretende fazer o público refletir sobre as prioridades e como lidar com o inesperado, com rupturas da ideia de controle que o ser humano tem sobre a vida para enfrentar situações como o câncer.

“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’ tem como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“Eu vou morrer, ou vou aguentar, vou suportar tudo isso? Porque é muito difícil, os tratamentos são muito difíceis, então é melhor a prevenção do que a gente passar por tudo isso”, diz a paciente Virginia Santos.

Coleção

A coleção apresenta um convite à vida e traz modelagens amplas e um percurso que vai do mais luminoso aos tons mais adensados. As peças foram construídas em tecidos planos, com as superfícies trabalhadas com estamparia botânica, tingimento natural e estamparia manual.

Como de costume, o styling foi desenvolvido também explorando técnicas manuais, com vistas à sustentabilidade, em que foram utilizados, de maneira inovadora, resíduos plásticos que seriam descartados.

Celebrando os 15 anos do projeto, profissionais e alunos de diversos cursos se envolveram para promover um evento com uma experiência completa para as mulheres em tratamento no Hospital Pérola Byington.

“É muito importante se trabalhar a necessidade da vida seguir, com todos os percalços que possam ter, a vida deve seguir”, completa Geraldo Lima, diretor cênico do desfile.

Sobre o projeto

O projeto nasceu com o objetivo de melhorar a autoestima e qualidade de vida das pacientes com câncer de mama do hospital Pérola Byington e é uma ação voluntária formada por integrantes do hospital, professores e alunos dos cursos de Moda (Design e Negócios), Maquiagem Profissional, Visagismo, Gastronomia, Teatro e Produção Musical da Universidade Anhembi Morumbi.