Osesp vai representar São Paulo em apresentação na China

Com patrocínio privado, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo prepara sua primeira turnê pela Ásia, entre os dias 14 e 22 de fevereiro

seg, 11/02/2019 - 18h19 | Do Portal do Governo

A temporada 2019 da Osesp ainda não começou oficialmente, mas a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo está em plena atividade e prepara uma turnê inédita pela China, entre os próximos dias 14 e 22 de fevereiro.

Sob a regência de Marin Alsop, e tendo como solista convidado o violinista chinês Ning Feng, que se apresentou com o grupo na temporada 2018, A Osesp percorrerá quatro cidades – Xangai, Jinan, Pequim, e Hong Kong – tocando em sete concertos, sendo um do Quarteto Osesp, além de um ensaio aberto com estudantes de música.

Os concertos de Hong Kong abrem o tradicional Festival de Artes. No último dia 8, o público brasileiro pôde assistir a uma parte do repertório que será levado à China em um concerto especial pré-turnê, na Sala São Paulo.

Durante a turnê, a Osesp apresenta dois programas distintos, reunindo peças desafiadoras do repertório sinfônico, de compositores europeus como Prokofiev, Richard Strauss, Rimsky Korsakov e Paganini, além de composições dos brasileiros Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, do argentino Alberto Ginastera e do norte-americano Leonard Bernstein.

A Turnê Ásia 2019 dá continuidade ao projeto de internacionalização da Osesp, intensificado em 2012 com a vinda da regente Marin Alsop, consolidando sua presença nos países da Europa, Reino Unido e, agora, na Ásia, um dos mais importantes mercados para a música erudita no mundo.

Os concertos Turnê Osesp Ásia 2019 são uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Fundação Osesp e contam com patrocínio máster da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, patrocínio da Vale e apoio da Klabin, BMA Barbosa, Mussnich e Aragão Advogados, Ministério das Relações Exteriores e do Forum de Macau.