Orquestra do Theatro São Pedro celebra 10 anos com programação especial

Atividades incluem bate-papos com músicos e depoimentos de profissionais que marcaram o grupo, além da estreia de um concerto online

dom, 23/08/2020 - 8h17 | Do Portal do Governo

O Theatro São Pedro preparou uma programação online especial no mês de agosto em comemoração aos 10 anos de sua Orquestra.

Toda terça-feira, às 18h, dentro da série #FalandoDeOrquestra, Ricardo Appezzato, gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, recebe músicos da Orquestra do Theatro São Pedro para falar sobre a trajetória do grupo, os desafios, as perspectivas.

Além disso, serão veiculados pelas redes sociais do Theatro São Pedro (Instagram, Facebook e Youtube), depoimentos de profissionais que marcaram a história da Orquestra como Roberto Duarte, Emiliano Patarra, Ligia Amadio, Luis Otavio Santos, Valentina Peleggi e André dos Santos.

Já na sexta-feira, dia 28 de agosto, às 18h, acontece a estreia do concerto especial da Orquestra do Theatro São Pedro. Em comemoração aos seus 10 anos, o grupo leva o público de volta ao teatro para um passeio virtual musical. O concerto online comemorativo tem ainda participação do maestro Cláudio Cruz, da soprano Marina Considera, e do tenor Fernando Portari.

O repertório escolhido contempla a Abertura de As Bodas de Fígaro, de Mozart, Vissi d’art, da ópera Tosca, e Nessun Dorma, de Turandot, ambas do compositor italiano Giacomo Puccini, e ainda Melodia Sentimental, de A Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos. Para encerrar, a famosa canção napolitana ‘O Sole Mio, de Eduardo Di Capua e Alfredo Mazzucchi.

Antes da estreia do concerto, às 17h, o maestro Cláudio Cruz e os músicos Renan Gonçalves, Clarissa Oropallo e Rafael Schmidt realizam uma live pelo facebook do teatro (facebook.com/TheatroSaoPedro). A programação completa está disponível no site: http://theatrosaopedro.org.br/.

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro completa 100 anos com uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século 19 para o 20 como na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo.

Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas