Votuporanga recebe encontro sobre políticas públicas para pessoas com deficiência

Evento online alcançou mais de 1,3 mil pessoas e abordou a temática da pessoa com deficiência e o diálogo entre estado e municípios

sex, 30/07/2021 - 14h46 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira (28) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o encontro regional “Inclusão Mais Perto”, com representantes de Votuporanga e região, totalizando 13 municípios. O evento online alcançou mais de 1,3 mil pessoas, entre participantes e espectadores.

O encontro teve como objetivo levar informações e políticas públicas aos municípios de Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, Meridiano, Valentim Gentil, Cosmorama, Parisi, Álvares Florence, Américo de Campos, Pontes Gestal, Cardoso e
Riolândia, além de abordar os programas do Estado com foco nas pessoas com deficiência em áreas de saúde, segurança, esporte, cultura, reabilitação e emprego.

“Políticas públicas é para todos e nós fazemos com que elas cheguem as pessoas que mais precisam. É um prazer estar aqui hoje levantando temas tão importantes para a vida das pessoas com deficiência de Votuporanga e região”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Ela frisou a importância de levar a ação para a região, “são quase 25 mil pessoas com deficiência na região e como quer o Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia, estamos aqui para avançar em ações que ressaltem os direitos das pessoas com deficiência de todo estado”, destacou.

Durante a transmissão acessível, com intérprete de libras e legendas, esteve presente também a Presidente do Fundo Social e Primeira-Dama, Bia Doria e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“Queremos dar voz às pessoas com deficiência do estado de São Paulo. Precisamos que os prefeitos estejam atentos a essas pessoas e nos contatem para que a gente possa dar um tratamento e cuidado eficiente a todos”, afirmou a Presidente do Fundo Social de SP, Bia Doria.

Segundo o Secretário Marco Vinholi, o encontro regional avança nos principais objetivos do Governo de São Paulo. “Este é um Governo que olha aos que mais precisam, buscamos ter cada vez mais um estado inclusivo, valorizando as pessoas com deficiência e fortalecendo as políticas públicas”, disse.

O evento, antes realizado de forma presencial, foi adaptado para o formato online por conta do período de pandemia. Sua transmissão foi realizada por meio da plataforma Zoom e pelas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).

Também foram apresentados, durante o “Inclusão Mais Perto”, dados quantitativos estratégicos sobre a região, visando à implantação de mais ações de inclusão nos municípios. Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Votuporanga e região somam mais de 24,9 mil pessoas com deficiência.

“É um trabalho em conjunto, de forma transversal. Educação, saúde, habitação, cultura e todas as Secretarias do Estado trabalhando juntas com foco na inclusão das pessoas com deficiência”, declarou Célia Leão.