“Jovem Cidadão”: 1.162 estudantes conquistaram emprego no 1º trimestre

Programa oferece aos alunos do ensino médio da rede pública estadual estágio remunerado; veja como participar

seg, 25/04/2016 - 15h31 | Do Portal do Governo

Mais de 189 mil estudantes paulistas já foram inseridos no mercado de trabalho de abril de 2000 até dezembro de 2015 por meio do programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Cerca de 32,8% desses 189 mil foram efetivados nas empresas em que estagiaram. E no primeiro trimestre de 2016, 1.162 jovens já foram encaminhados.

O programa oferece aos alunos do ensino médio da rede pública estadual a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em empresas e entidades sem fins lucrativos, permitindo que o jovem tenha o primeiro contato com o mundo do trabalho e que, por meio do aprendizado, adquira habilidades específicas e experiência e agregue novos valores à sua formação.

Podem participar estudantes de 16 a 21 anos de idade moradores da Região Metropolitana de São Paulo e das cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos e Santos, que estejam regularmente matriculados e tenham frequência efetiva no ensino médio da rede pública estadual.

Como funciona o estágio
A bolsa-auxílio paga pelo Governo de São Paulo é de R$ 65,00 mais seguro de vida e acidentes pessoais, e pela empresa o valor mínimo de R$ 3,13 por hora estagiada mais o vale-transporte.

O estágio tem duração de seis meses – prorrogáveis por igual período -, com carga horária de quatro, cinco ou seis horas diárias.

Como participar
A inscrição do jovem pode ser feita na secretaria da escola em que ele estuda ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br – que também pode ser utilizado pelas empresas para a oferta de vagas.

Para cada oportunidade disponibilizada pelas empresas, o programa encaminha três estudantes da escola mais próxima do local de trabalho. O critério de envio se dá mediante a classificação do jovem no ranking sócio-econômico que é definido no momento da inscrição.

Acesse o site do Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego.

Do Portal do Governo do Estado