Instituto Geológico celebra 133 anos da Comissão Geográfica e Geológica

São Paulo ainda era uma província, em 1886, quando a Comissão foi criada para auxiliar na expansão agrícola no território paulista

qua, 27/03/2019 - 16h31 | Do Portal do Governo

O Instituto Geológico do Estado de São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), celebra nesta quarta-feira (27) os 133 anos da criação da Comissão Geográfica e Geológica.

Para comemorar, o Instituto está divulgando pela primeira vez em seu site a digitalização dos primeiros relatórios elaborados pela Comissão, nome que antecede a criação do Instituto.

Quando a Comissão foi criada para auxiliar na expansão agrícola no território paulista, São Paulo ainda era uma província, em 1886. A CGG realizou pesquisas e levantamentos detalhados sobre solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia.

Nas primeiras expedições, colaboraram pesquisadores e naturalistas famosos como Albert Löfgren, Orville Adelbert Derby, Francisco de Paula Oliveira, Luiz Felipe Gonzaga de Campos, entre outros.

O diretor técnico e responsável pelo acervo histórico do IG, José Barcellos Ramos, conta que os pesquisadores utilizaram os rios como vias naturais de transporte para iniciar os levantamentos científicos. “Os trabalhos da CGG duraram até 1931, e quase todos os produtos de suas pesquisas são mapas, relatórios e documentos fotográficos e equipamentos”, explica.

Em 45 anos de existência, o CGG lançou diversas publicações que colaboraram para o avanço de pesquisas, reconhecimento e planejamento do espaço territorial paulista. Parte das coletas realizadas durante as expedições compõem o acervo do Museu Geológico Valdemar Lefèvre, localizado no Parque da Água Branca em São Paulo.

O primeiro estudo realizado “Exploração dos Rios Itapetininga e Paranapanema” data do ano de 1889 e foi conduzido pelo engenheiro Theodoro Sampaio. Ao todo, foram digitalizados e divulgados nove relatórios além de fotografias do período de 1889 a 1927.

“Na década de 1930, todo o acervo do CGG foi dividido entre diversas instituições do Estado como o Instituto de Arqueologia e Etnologia, Instituto Astronômico e Geofísico, Instituto de Botânica e outros. Temos um projeto para organizar virtualmente todo acervo original novamente da CGG”, explica a diretora-geral do Instituto Geológico Luciana Martin Rodrigues Ferreira.

Para conferir as publicações acesse o link aqui.