Vale do Ribeira recebe Rally de São Paulo como parte das ações do Vale do Futuro

Cinco cidades da região receberão a primeira etapa do “Sertões Series 2020”; evento conta com apoio do Governo de SP

qui, 04/11/2021 - 16h47 | Do Portal do Governo

O Vale do Ribeira recebe, a partir desta quinta-feira (4) o Rally São Paulo, como parte das ações do Vale do Futuro, programa criado pelo Governo de SP para levar mais desenvolvimento econômico social à região. Nesta edição inédita, a primeira etapa do Sertões Series 2020, terá em seu percurso cinco cidades da região do Vale do Ribeira, uma das mais belas áreas remanescentes de Mata Atlântica do Brasil. A ação conta com apoio da Sabesp e o Detran-SP.

“O Governo de São Paulo apoia e incentiva ações de viés social, turístico e econômico em todo o estado. A região com maior potencial de desenvolvimento sustentável que temos é o Vale do Ribeira. Vamos impactar toda a população e o desenvolvimento regional do Vale do Futuro”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O lançamento do Rally de São Paulo como a mais nova etapa do Rally dos Sertões foi anunciado pelo Governador João Doria em janeiro de 2020. A prova terá um total de 543 km, durante dois dias, em duas etapas diferentes. O roteiro exclusivo mesclará vários tipos de terrenos e passará pelas cidades de Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananeia.

A largada acontece nesta sexta-feira (5) às 7h na arena de eventos da Praia do Boqueirão Norte, no município de Ilha Comprida, onde também ficará toda a estrutura do Rally e a Vila do Futuro, um complexo de 500m² que abrigará atividades culturais, exposição de artesanato, gastronomia e arte de todas as cidades da região.

O Rally de São Paulo também contará com Zonas de Espectadores nas cidades de Jacupiranga (Prefeitura Municipal), Pariquera-Açu (Praça da Matriz) e Iguape (Praça da Basílica). O encerramento e premiação do Rally de São Paulo será realizado no sábado (6), na Praia do Boqueirão Norte, em Ilha Comprida.

“Firmamos uma importante parceria com a Secretaria de Turismo para trazermos essa etapa do Rally dos Sertões para o Vale do Ribeira, uma das regiões com maior potencial turístico de São Paulo. O Rally de São Paulo constituirá uma plataforma de difusão do Vale do Ribeira para todo o Brasil”, destacou o Coordenador Geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes.

Detran-SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP é um dos patrocinadoras do Rally de São Paulo, etapa do Sertões Series, e promoverá durante os três dias de corrida uma ação de conscientização reforçando a importância da segurança no trânsito na prevenção de acidentes.

Seis temas serão abordados, que em sua maioria, são responsáveis por gerar acidentes de trânsito: “Use o cinto de segurança”; “Use o capacete”; “Não use o celular enquanto dirige”; “Respeite o limite de velocidade”; “Dê preferência ao pedestre”; e “Se beber, não dirija”.

Uma equipe do Detran-SP vai participar da prova levando um personagem inusitado: um boneco de crash test usado durante a Semana Nacional de Trânsito na campanha “No Trânsito sua responsabilidade salva vidas” em setembro. Os integrantes da equipe vão se comprometer a não descumprir nenhuma infração de trânsito para chegar ao fim da competição com o boneco inteiro, sem nenhum arranhão.

“Nós do Detran.SP sempre reforçamos a importância de termos um trânsito cada vez mais prudente, seguro e sem vítimas. E um megaevento como o Rally de São Paulo, conhecido por ser uma prova emocionante e com grande público, será um espaço fundamental para divulgarmos uma ação educativa, colocando a segurança no trânsito sempre em primeiro lugar”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.