Araçatuba recebe edição do RetomaSP com diversos serviços gratuitos

Evento nesta quinta-feira (16) é voltado à retomada econômica no estado e oferece orientações ao público sobre serviços digitais

qua, 15/12/2021 - 16h03 | Do Portal do Governo

A 16ª edição do RetomaSP acontece nesta quinta-feira, 16 de dezembro, na cidade de Araçatuba, no interior paulista. No evento, o Poupatempo vai oferecer atendimentos e orientações à população sobre os serviços digitais e presenciais, como solicitação da Carteira de Trabalho Digital e do RG, neste momento de retomada das atividades econômicas do estado.

As edições anteriores do RetomaSP, nas cidades de Campinas, Presidente Prudente, São Carlos, Franca, São José dos Campos, Barretos, Marília, Santos, Sorocaba, São José do Rio Preto, Itapeva, Registro, Bauru, Ribeirão Preto e Piracicaba, somaram 5 mil atendimentos realizados pelo Poupatempo, com agendamentos para serviços de RG e CNH, acessos aos totens, portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital.

“Desta vez, no RetomaSP, uma das maiores iniciativas já realizadas pelo Governo de São Paulo para auxiliar os cidadãos nessa retomada das atividades econômicas, o Poupatempo marca presença em Araçatuba. Além de oportunidades para amparar toda a população, principalmente as pessoas mais afetadas pela pandemia, com oferta de serviços gratuitos, qualificação, emprego e renda, os atendentes do Poupatempo ajudarão os cidadãos com os serviços digitais do programa e agendamentos para os atendimentos presenciais”, afirma Murilo Macelo, diretor da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.

Em Araçatuba, o evento, comandado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, será gratuito e contará com a oferta de qualificação, emprego e renda para apoiar os microempresários, desempregados e outros cidadãos afetados pela pandemia da Covid-19. A Prodesp, por meio do Poupatempo, terá uma tenda para apresentar os canais do programa, além de disponibilizar um totem de autoatendimento e orientadores para auxiliar os usuários na solicitação de serviços digitais, como os do Detran.SP, Educação, Procon.SP, CDHU, Bolsa do Povo (cadastro), Certificado de Vacinação, serviços municipais, entre outros.

Atualmente, as plataformas digitais do Poupatempo disponibilizam cerca de 170 possibilidades de atendimentos eletrônicos. A meta é chegar a 180 opções neste ano e a 240 até o final de 2022.

Para participar do evento, é necessário apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, que pode ser baixado antecipadamente e depois acessado pelo celular, por meio do app Poupatempo Digital. Também é obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo, além de respeitar os protocolos de distanciamento e medição da temperatura.