Museu Índia Vanuíre ensina o passo a passo para a produção de uma boneca Matrioska

Atividade, voltada às crianças, precisa de material de fácil acesso, no sábado (19); on-line e gratuita

qui, 17/06/2021 - 8h29 | Do Portal do Governo

A programação desta semana do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, conta com bate-papo em parceria com o SISEM-SP, depoimentos sobre desfile de beleza indígena e oficina cultural.

Na próxima terça-feira (15), a equipe do Museu Índia Vanuíre e as instituições culturais da região de Tupã – SP, em parceria com o SISEM-SP, promovem um encontro virtual a fim de compartilhar experiências sobre o fortalecimento dos espaços culturais em época de pandemia. Os equipamentos que tiverem interesse em participar, podem se inscrever pelo telefone (14) 3491-2333 ou pelo e-mail contato@museuindiavanuire.org.br

Além disso, nas próximas quarta-feira (16) e quinta-feira (17) acompanhe, nas redes sociais do Museu, depoimentos sobre o “Desfile das Kunhã Tain Porã e dos Kunumin Porã”, que será realizado pela Aldeia Nimuendajú, em julho, na Terra Indígena Araribá, em Avaí-SP. Acompanhe a declaração dos responsáveis pelo evento. Será às 15h, não perca!

Já na sexta-feira (18), às 10h, o equipamento compartilha atividades realizadas por crianças, no Projeto Museu Jovem, que promove ações educativas voltadas ao público em situação de vulnerabilidade social, atendido por instituições de assistência social, buscando fomentar noções de pertencimento em relação ao Museu e à construção da cidadania, pautada pela valorização e preservação do patrimônio cultural. Assista!

A programação da semana também conta com oficina cultural. No sábado (19), às 15h, aprenda a confeccionar a famosa boneca da cultura Russa, conhecida como Matrioska. O setor educativo ensina o passo a passo para produzir esse tradicional brinquedo, utilizando lacres de latas, um material de fácil acesso.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)