Museu Casa da Memória Italiana e Museu da Cana realizam atividades em parceria

Instituições compartilham atividades culturais, virtuais e gratuitas

sáb, 08/05/2021 - 18h48 | Do Portal do Governo

O Museu Casa da Memória Italiana realiza ao longo do mês ações educativas virtuais e gratuitas. De 8 a 22 de maio, a instituição apresenta atividades culturais em parceria com o Museu da Cana – localizado em Pontal (SP). O objetivo do encontro entre equipamentos é comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18.

No próximo sábado (8), as redes sociais dos museus iniciam uma série de exibições de depoimentos com temas voltados à memória de espaços culturais, além de retratarem conceitos sobre o passado, o presente e o imaginário em relação ao futuro dos museus.  A realização faz parte da ação Reimaginando Memórias, uma das propostas desenvolvidas para a 19ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Além disso, de 11 a 14, apresentam, também, o projeto Reimaginando o Acervo.  Ele conta detalhes sobre peças e partes dos ambientes expostos nos museus, a fim de mostrar a preservação e as suas relações estéticas e históricas.

As atividades programadas para 19ª Semana Nacional dos Museus fazem parte das ações aprovadas nos Planos Anuais do Instituto Casa da Memória Italiana e do Instituto Cultural Engenho Central, aprovados pela Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

Vale lembrar que o Museu Casa da Memória Italiana está aberto, seguindo todos os protocolos e procedimentos de segurança exigidos pelo Governo Estadual. Devido à fase transição do Plano SP, em que podem acontecer atividades culturais com ocupação reduzida a 25%, a visitação está sendo realizada por meio de agendamento no site: https://www.casadamemoriaitaliana.com.br/

O Museu

A Casa da Memória Italiana fica na Rua Tibiriçá, 776, no centro de Ribeirão Preto. O local preserva a história da imigração italiana por meio de uma estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920.