Memorial da América Latina realiza ciclo de cultura durante Mostra de Curtas

Encontros gratuitos serão transmitidos pela plataforma Cultura em Casa, entre os dias 1º e 20 de dezembro

ter, 01/12/2020 - 20h21 | Do Portal do Governo

Durante a Mostra Latino-Americana de Curtas, o Memorial da América Latina realiza um ciclo de cultura, que vem se somar à programação dos filmes. Os encontros oferecem um espaço de discussão sobre temas voltados à produção audiovisual e à cultura de cada país que compõe a Mostra.

A curadoria do Ciclo de Cultura é do  Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). A transmissão será pela plataforma www.culturaemcasa.com.br, às 14h, apenas a abertura e a palestra do dia 18, acontecem às 18h. 

No encontro do dia 2 de dezembro, a conversa terá como tema “Cultura e história do Paraguai”, com os palestrantes Osvaldo Caballero, reitor da Universidade del Este (UNE); Ever Ariel Morám, professor da UNE e Valdilena Rammé, professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

“Preservação do acervo audiovisual nacional” é o tema da palestra do dia 4 de dezembro, que terá como convidado José Enrique Rodríguez, diretor da Cinemateca Dominicana,  da República Dominicana.

As demais palestras abordam temas da cultura latino-americana, como as particularidades do chocolate equatoriano, as cooperativas de produção audiovisual no Uruguai, a homenagem ao tango na Argentina e o debate sobre as telenovelas na América Latina. 

Sobre Mostra Latino-Americana de Curtas

A Mostra  traz na programação curtas-metragens de países latino-americanos, com o objetivo  de divulgar a produção cinematográfica contemporânea da região. O evento é uma parceria entre o  Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, com  apoio e realização da Organização Social Amigos da Arte. Os filmes serão exibidos pela plataforma www.culturaemcasa.com.br, de 1º a 20 de dezembro.  

Serão exibidos filmes do Paraguai, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Equador, Uruguai, México, Cuba e Brasil. A seleção dos curtas latinos contou com a participação das embaixadas e consulados desses países.

Os filmes brasileiros que integram a Mostra são produções acadêmicas de alunos das universidades Unesp, UFMG, UFF, ESPM Rio, UnB, USP, Senac, Ufscar, UFRB e Unicamp. Eles serão exibidos aos finais de semana ou em dias alternados com os demais países participantes. Na abertura e no dia 8 de dezembro serão exibidos filmes do Festival Internacional de Curtas de São Paulo Kinoforum.

Programação

1º de dezembro (Terça-feira)
Abertura, 18h
Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL- Memorial da América Latina);
Rodrigo Ribeiro, diretor do curta A Morte Branca do Feiticeiro Negro;
Vita Pereira, diretora do curta Perifericu;

2 de dezembro (quarta-feira, 14h)
Tema: Cultura e História do Paraguai
Embaixador Luis Fernando Ávalos, cônsul Geral do Paraguai em São Paulo;
Vidal Benítez Amada, cônsul do Paraguai em São Paulo;
Dr. Osvaldo Caballero, reitor da Universidad Nacional del Este (UNE);
Prof. Dr. Herib Caballero Campos, docente da escola de pós-graduação da UNE;
Prof. Ever Ariel Morán Maciel, docente da escola de pós-graduação da UNE;
Profª. Valdilena Rammé, professora adjunta na área de Letras e Linguística da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila);
Prof. Dr. Herib Caballero Campos, professor da Escola de Pós Graduação da Universidad Nacional del Este (UNE) e Professor da Academia Diplomática e Consular Carlos Antonio López do Paraguai; 

4 de dezembro (sexta-feira, 14h)
Tema: Preservação do Acervo Audiovisual Nacional
José Enrique Rodríguez, diretor da Cinemateca Dominicana, órgão da  Direção Geral de Cinema da República Dominicana;

8 de dezembro (terça-feira, 14h)
Tema: Produção audiovisual universitária
Prof. Eduardo dos Santos Mendes, ECA-USP;
Lucinéa Marcelino Villela, Unesp;
Noel Carvalho, Unicamp;

11 de dezembro (Sexta-feira)
Tema: Dia Nacional do Tango
Luis Rossier, cantor;

14 de dezembro (Segunda-feira)
Tema: Chocolate equatoriano
Chef Dimitri Hidalgo Miño, presidente da Asociación de Escuelas de Gastronomía do Equador e decano da Escola de Gastronomia da Universidad de las Américas;  

15 de dezembro (terça-feira, 14h)
Tema: Produção audiovisual no Uruguai
Facundo Fernandez, cônsul comercial do Uruguai em São Paulo;
Guillermo Trochon, diretor da produtora Cooperativa Filmicito Produccione;

18 de dezembro (sexta-feira, 18h)
Tema: Telenovela na América Latina
Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora titular da Escola de Comunicações e Artes e coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela da USP.