Ciclo de Gestão Cultural busca mapear ações e projetos para programação on-line

Objetivo é construir uma agenda de mentorias, networking, além de identificar conteúdos relevantes e demandas junto com agentes e produtores

seg, 19/04/2021 - 19h20 | Do Portal do Governo

O programa Oficinas Culturais – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – promove diversas iniciativas de formação e fruição artística pelo estado paulista. Uma delas é o Ciclo de Gestão Cultural (CGC) que, no contexto da pandemia de Covid-19 e confinamento social, irá realizar a programação de 2021 integralmente no ambiente on-line. Para concretizar essa agenda de uma maneira colaborativa e identificar as demandas do setor, disponibiliza este formulário de cadastro (clique aqui) aberto até o dia 16 de maio para gestores, produtores e agentes culturais de todo o estado de São Paulo indicarem ações, projetos e preferências de formações.

A finalidade é que o Ciclo de Gestão Cultural fortaleça a sua missão, ou seja, oferecer e apresentar conteúdos relevantes por meio de diálogos, oficinas e mentorias com especialistas em gestão, pesquisadores, produtores e pensadores da Cultura. Assim, os diversos realizadores culturais do estado paulista encontram recursos para aprofundar os debates dos segmentos onde atuam e trocar experiências, fortalecendo trabalhos de diferentes contextos e localidades.

Realizado desde 2013, também nos formatos Seminário “Olhares da Gestão Cultural” e Jornada de Gestão Cultural, o CGC circulou por Barretos, Bauru, Birigui, Botucatu, Campinas, Cubatão, Dracena, Franca, Garça, Guarujá, Itanhaém, Itapetininga, Itapira, Jacareí, Jundiaí, Lençois Paulista, Limeira, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Pereira Barreto, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí, Votorantim e Votuporanga.

“Eventos culturais espalhados pelo Estado de São Paulo mostram a diversidade dos territórios e, consequentemente, de suas produções culturais e artísticas. Parte do nosso trabalho é manter a conexão com agentes, coletivos, instituições e demais realizadores, e propiciar caminhos de aprimoramento e valorização regional”, completa Fernando Fado, coordenador de programação do programa Oficinas Culturais.

Para acompanhar toda a programação das Oficinas Culturais, que no momento segue por plataformas digitais, acesse http://poiesis.org.br/maiscultura/ ou https://oficinasculturais.org.br/.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.

O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário de Iguape e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.