Exposição leva público para dentro do universo dos insetos

Museu do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, na capital, recebe o “Planeta Inseto”, um zoológico dedicado exclusivamente ao tema

ter, 26/02/2019 - 13h05 | Do Portal do Governo

O Museu do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, localizado na Vila Mariana, zona sul da capital paulista, exibe por tempo indeterminado o “Planeta Inseto”. Trata-se do único zoológico do País dedicado exclusivamente aos insetos.

Essa exposição tem como objetivo mostrar não apenas as particularidades do universo desta espécie, mas principalmente reforçar sua importância para o ecossistema, inclusive, para a espécie a humana.

Um passeio que agrada não apenas as crianças, mas também os adultos, o “Planeta Inseto” permite, por exemplo, que os visitantes vejam como o bicho-da-seda produz a linha, como as formigas se organizam dentro de uma pequena sociedade ou como as abelhas fabricam mel.

Outras atividades mais inusitadas também fazem parte do roteiro, tais como a observação de insetos mais raros (por exemplo o besouro gigante “Titanus Giganteus”), ou assistir a uma corrida de baratas. Tudo de maneira lúdica e interativa, sensibilizando o público de maneira a gerar empatia perante a espécie.

Painéis interativos, microscópios para observação de insetos minúsculos e conteúdo digital também estão à disposição dos visitantes. O Planeta Inseto funciona dentro do Museu do Instituto Biológico do Estado de São Paulo.