Mutirão de testes de HIV e sífilis em Heliópolis e no Metrô detecta 20 casos positivos

Pacientes são orientados e acompanhados para novos exames e tratamento médico gratuito no SUS; testagens ocorreram na manhã desta terça (1º)

ter, 01/12/2020 - 15h17 | Do Portal do Governo

Vinte pessoas tiveram resultados positivos para testes de HIV e sífilis realizados durante mutirão especial nesta terça-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde na comunidade de Heliópolis e na Estação Brás do Metrô.

Foram coletados testes de 426 pessoas, no total. Destes, 18 tiveram resultado positivo para sífilis e dois tiveram resultado positivo para HIV, e um dos pacientes já tinha seu diagnóstico previamente. As pessoas diagnosticadas foram orientadas pelos profissionais de saúde do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP mobilizados na ação, e seguirão em acompanhamento no SUS para realização de exames complementares, avaliação médica e início do tratamento apropriado para cada caso.

Além da testagem nesses dois pontos estratégicos da Capital, mais de 20 mil preservativos masculinos e femininos, sachês de gel lubrificante e materiais informativos foram distribuídos nesta manhã, reforçando a estratégia de conscientização e prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Em Heliópolis, maior comunidade de São Paulo, a ação ocorreu das 9h às 12h. na sede da UNAS (União de Núcleos, Associações de Moradores) Heliópolis, parceira da iniciativa ao lado do Projeto Heliópolis Investindo na Vida. Considerada uma das mais movimentadas da rede de transporte público na capital, a estação Brás do Metrô, da linha 3-Vermelha, teve o mutirão entre 7h e 12h, com apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

Os mutirões fazem parte do lançamento da 13° Campanha “Fique Sabendo”, tradicional campanha organizada pela Secretaria em alusão ao Dezembro Vermelho. “Este mutirão é mais uma das ações que realizamos para conscientizar a população de que as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) podem e devem ser prevenidas e combatidas. Hoje, pudemos diagnosticar pessoas com agilidade e segurança, que contarão com assistência e tratamento gratuito no SUS”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Os resultados dos testes rápidos aplicados neste tipo de atividade saem em 30 minutos. São confiáveis, sem necessidade de jejum e de fácil aplicação. Pessoas com resultado positivo passam por coleta de nova amostra de sangue, encaminhada para teste laboratorial para confirmação diagnóstica. Se isso ocorrer, o paciente é encaminhado a um serviço de referência acompanhamento especializado e tratamento.

As equipes também orientam as pessoas com resultado negativo sobre as formas de prevenção das doenças, com o objetivo de diminuir o número de infectados. As principais medidas preventivas incluem uso de preservativo em todo o período de relação sexual, sem reutilizá-lo, além do não compartilhamento de seringas e agulhas, bem como a realização frequente de testes para evitar a transmissão das doenças.

Durante o ano todo, o Programa Estadual DST/Aids-SP disponibiliza tratamento e testes de sífilis e HIV, contribuindo para diagnóstico e tratamento oportuno. Mais informações estão disponíveis no site www.crt.saude.sp.gov.br, ou pelo telefone 08000 16 25 50.

“Estas ações especiais fazem parte de um trabalho contínuo que visa desmitificar os tabus, incentivar a testagem para todos com vida sexual ativa e acolher a população”, reforçou o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves.

Simbolizando também a luta contra a Aids, a partir da noite desta terça-feira e no decorrer de todo o mês, prédios emblemáticos como o do Palácio dos Bandeirantes, da Secretaria de Estado da Saúde, do CRT – IST e Aids e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas iluminarão suas fachadas com luzes na cor vermelha, que simboliza o combate à doença.