Instituto do Câncer de São Paulo recebe selo de reacreditação internacional

Icesp foi o primeiro hospital da rede pública da capital a ser acreditado pela Joint Commission International (JCI), em 2014

seg, 01/02/2021 - 18h07 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de SP, recebe o selo de reacreditação da Joint Commission Internation (JCI), certificação internacional que reconhece a excelência no atendimento e serviços oferecidos à população.

O Icesp foi o primeiro hospital da rede pública localizado na capital a ser acreditado, em 2014, pela organização – considerada uma das principais referências mundiais para atestar a qualidade da assistência hospitalar. Em 2017, o Instituto foi reacreditado pela agência americana e, a cada três anos, se submete novamente à avaliação a fim de manter o selo, conforme ocorreu em 2020.

Com um time de profissionais totalmente comprometidos e capacitados e, em especial no ano de 2020 com o intenso trabalho no enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Instituição se empenha em aprimorar processos e garantir o melhor atendimento em cada uma das áreas de atuação. “Estar em busca constante pela qualidade faz os desafios serem cada vez maiores e tudo isso tem um objetivo principal, oferecer a melhor assistência possível ao paciente”, afirma o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Ivan Cecconello.

“Ter este reconhecimento representa credibilidade”, ressalta o diretor geral do Instituto, Paulo Hoff. “Manter uma certificação tão relevante como a JCI significa não só ter passado por uma avaliação rigorosa de desempenho, mas a consolidação como Instituição de referência no setor da saúde”, completa.

“É fundamental estar sempre em busca do aperfeiçoamento dos métodos e processos. A avaliação externa é uma das estratégias do Icesp para permanecer em constante evolução e o resultado reflete a dedicação dos profissionais alinhados com a missão e valores do Instituto”, destaca a diretora executiva, Joyce Chacon Fernandes.

Alguns números da JCI no Brasil e no mundo mostram a importância da reacreditação: 

A Joint Commission International é referência em Qualidade e Segurança e atestou o comprometimento do Icesp com a sociedade brasileira.

Novecentas e cinquenta e quatro instituições no mundo receberam o selo da JCI. No Brasil, há 61 instituições de saúde que possuem o selo, sendo 38 hospitais.

No estado de São Paulo são 22 instituições com selo JCI, sendo 20 delas localizadas na capital. Desse total, o Icesp é a única instituição que atende integralmente pela Rede Pública de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o Instituto do Câncer

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo é um dos maiores centros de oncologia da América Latina com foco em assistência, ensino e pesquisa. Atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e certificado internacionalmente pela Joint Commision International.

Com base na assistência e gestão humanizada, o Icesp proporciona um atendimento eficiente para melhorar a qualidade de vida de quem passa por tratamento oncológico. O hospital possui índice de 96,2% de satisfação e já atendeu mais de 115 mil pessoas. Atualmente são 45 mil pacientes em atendimento.

Diariamente circulam pelas instalações cerca de 10 mil pessoas, número maior do que a população de muitas cidades brasileiras. Atende hoje cerca de 10% dos casos de câncer da rede pública do Estado de São Paulo.

Desde 2008, o Instituto já realizou 2,2 milhões consultas médicas, 26 milhões de exames de análises clínicas e 2 milhões de exames de imagem. Neste período, ultrapassou a marca de 560 mil sessões de radioterapia e mais de 560 mil sessões de quimioterapia.

*Dados das unidades de São Paulo e Osasco atualizados até agosto de 2020.