Hospital do Vale do Paraíba é finalista em concurso de luta contra câncer de mama

Serviço estadual é o único do SUS de SP que concorre ao “1º Prêmio de Prevenção e Controle do Câncer”

ter, 06/07/2021 - 18h50 | Do Portal do Governo

O Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, é um dos finalistas do “1º Prêmio de Prevenção e Controle do Câncer” e o único do Estado de São Paulo.

A premiação do Ministério da Saúde tem como objetivo principal dar visibilidade às experiências bem-sucedidas de municípios e estados na área da saúde da mulher.

A participação no concurso nacional consistia na apresentação de um vídeo produzido pelas equipes de saúde que compõem a rede de atenção oncológica de cada instituição, abrangendo a prevenção, o rastreamento e/ou a detecção precoce do câncer de mama, bem como tratamento e iniciativas humanizadas.

Entre os mais de 30 inscritos, o vídeo “Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) – Taubaté (SP)”, fez do Hospital Regional a única instituição de SP classificada para a final do prêmio.

Um comitê formado por técnicos do Ministério da Saúde e especialistas convidados é responsável pela análise dos materiais, levando em conta critérios como a capacidade para produzir melhorias de acesso; criatividade e inovação; alinhamento com as políticas de atenção à saúde e capacidade de resposta às crises.

“Para nosso hospital e para toda a equipe de oncologia, a participação nesse concurso de abrangência nacional e a chegada entre os finalistas, representam o reconhecimento do nosso trabalho. O evento nos deu a oportunidade de mostrar que estamos alinhados com as diretrizes do SUS em um modelo de atenção às pessoas com câncer que presta uma assistência integral, humanizada, de qualidade e resolutiva para o tratamento do câncer no Brasil”, relata médica oncologista e Coordenadora do Serviço de Oncologia do HRVP, Glaucia Lolita.

O resultado será divulgado nesta quarta-feira (07), em cerimônia de premiação de cinco iniciativas vencedoras.

Sobre o hospital

O HRVP é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerido em parceria com a Sociedade Beneficente São Camilo, que atua como referência para 39 municípios da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

Conta com um centro de assistência de alta complexidade na área de Oncologia, que recebe pacientes regulados pela Rede Hebe Camargo, serviço integrado do SUS que regula pacientes do tipo para todo o estado.

São mais de 5 mil atendimentos todos os meses, incluindo casos de câncer de alta prevalência no Brasil – câncer de próstata (para o sexo masculino) e câncer de mama (para o sexo feminino) – bem como outras de menor incidência – câncer gástrico, de pulmão, de cabeça e pescoço e de colo de útero. Os tratamentos incluem radioterapia e assistência multidisciplinar.

O hospital também mantém  47 leitos em operação para atendimento aos casos graves da COVID-19, incluindo 25 leitos de UTI, assistindo pacientes da região.