Hospital de campanha de COVID-19 em Heliópolis entra em operação com 44 leitos

Serviço foi reativado com 24 leitos de UTI e 20 de enfermaria e já opera com 85% de ocupação

qui, 25/02/2021 - 12h13 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo reativou e já colocou em operação plena o hospital de campanha na estrutura interna do prédio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades Barradas), localizado em Heliópolis, na zona Sul da Capital.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O serviço começou a receber pacientes no dia 13 de fevereiro para atendimento a casos graves ou gravíssimos de COVID-19. Possui 24 leitos de UTI e 20 de enfermaria, todos ativos, que já atingiram 85% de ocupação em ambos os setores. Até ontem, houve 61 internações e 22 altas.

No total, mais de 300 profissionais foram contratados para atuar no serviço, entre médicos e profissionais de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia,  setores administrativos e de apoio.

A reativação da estrutura e ampliação da rede é fruto de análise técnica e planejamento da Secretaria de Estado da Saúde com base no monitoramento do cenário da COVID-19, visando assegurar atendimento igualitário à população.

“A retomada deste hospital de campanha é parte do nosso esforço para combater o recrudescimento da pandemia, garantindo estrutura completa para pacientes graves”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

O hospital de campanha não afeta o funcionamento ambulatorial do AME Heliópolis, que segue atendendo pacientes mediante agendamentos. A unidade atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, dedica-se aos atendimentos do programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, voltado à saúde do homem.