Hospitais estaduais têm atividades especiais no Dia Internacional do Voluntariado

Voluntários motivam e auxiliam no bem-estar e recuperação de pacientes por meio de ações como artesanato, teatro e cuidados estéticos

qua, 04/12/2019 - 20h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e sua rede de hospitais têm equipes de voluntariados como grandes parceiros na promoção do bem-estar e recuperação dos pacientes, por meio de atividades artísticas, culturais e de autocuidado. Em celebração ao Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro, nesta quinta-feira), unidades promovem atividades que reforçam a importância da valorização desse tipo de projeto.

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros realiza nesta quinta-feira (5), o “Cantinho da Beleza”, iniciativa que faz parte da rotina da unidade e integra cortes de cabelo, maquiagem, esmaltação das unhas e outros cuidados que envolvem a beleza feminina, com foco nas mulheres internadas no hospital. As atividades ocorrerem das 8h às 16h.

Também nesta quinta-feira, duas atividades serão promovidas no Hospital Pérola Byington, que possui cerca de 500 pacientes atendidos pelas ações voluntárias desenvolvidas durante o ano. A primeira é o projeto “1000 fios a 1000”, com aulas de crochê na sala de espera da quimioterapia, das 9h às 12h. Das 14h às 18h, o projeto “Teatro em todo Canto” fará apresentações nas dependências da unidade.

O Hospital Geral do Grajaú conta 77 voluntários que participarão, no sábado (7), de uma confraternização de fechamento do ano, das 10h às 12h. O rol de ações do voluntariado do HGG tem apoio das organizações sociais Viva e Deixe Viver e Canto Cidadão, que somam seus trabalhos para atender os setores de enfermarias de adulto, Pronto Socorro infantil, UTIs adulto e pediátrica, clínica pediátrica, maternidade, pré-parto, entre outros.

As voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas serão homenageadas numa festa de Natal programada para 11 de dezembro. O grupo é composto pelas “amarelinhas”, Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, e pelas “rosinhas”, Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer. Ambas são há 40 e 25 anos, respectivamente, verdadeiras parceiras do hospital. Com intuito de acolher e facilitar o acesso a informações, as iniciativas alcançam diversos setores, como o de oncologia, endocrinologia e nutrição. Há aulas de artesanato para mães e acompanhantes de menores e festas em datas comemorativas entregando presentes ao pacientes.

“Agradecemos a todos os voluntários dos nossos hospitais, que doam seu tempo, talento e carinho aos pacientes que estão em tratamento e também apoiam os funcionários das unidades. Todas as colaborações impactam positivamente na melhoria da saúde pública”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Para participar ou obter mais informações sobre os programas de voluntariados, basta entrar em contato com as unidades.

Hospital Pérola Byington
Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 683
Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3248-8000

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros
Endereço: Av. Celso Garcia, 2477
Belenzinho, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2292-4188

Hospital Geral do Grajaú
Rua Francisco Octavio Pacca, 180
Parque das Nações Unidas em São Paulo – SP
Telefone: (11) 3544-9444

Hospital Estadual Darcy Vargas
Rua Seráfico de Assis Carvalho, 34
Morumbi, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3723-3700